Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta terça, Legislativo com menos concorrentes. Algo, sim, que merece reflexão

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça, 2 de agosto, no jornal A Razão:

Palacete da Vale Machado na mira de bem menos candidatos do que se imaginava. Por quê? Militantes têm com que pensar (foto Divulgação)
Palacete da Vale Machado na mira de bem menos candidatos do que se imaginava. Por quê? Militantes têm com que pensar (foto Divulgação)

Menos concorrentes à Câmara, algo a pensar

Resta ser conhecido o número (e, com ele, os nomes) dos candidatos do PSTU e do PSOL. Mas há algo que já pode ser afirmado, com absoluta convicção: o número de concorrentes à Câmara é menor do imaginado. Ao menos, nenhuma das alianças formadas, ou partidos que concorrem solitos, foi capaz de anunciar a quantidade máxima de candidatos permitidos por lei.

Nem mesmo a falta de mulheres que quisessem candidatar-se, e há uma quota prevista, de 30%, é argumento suficiente. Diga-se: sequer foi utilizado pelos líderes partidários. Então, o que pode explicar que, em vez dos cerca de 280 possíveis, menos de 220 irão às urnas?

O desencanto com a política pode ser um dos fatores. Quem sabe até o maior. No entanto, o colunista ousa pensar que a falta de troco para bancar a campanha e a dificuldade não muito pensada até a hora do “vamos ver”, da decisão final, turbinaram esse, digamos, “desencanto”. Com a palavra, os partidos e seus líderes.

E HOUVE SURPRESA

Para quem não imaginava surpresa, a decisão do PROS contrariou o senso geral. O partido resolveu largar de mão o PDT e partiu, de mala e cuia, para apoiar o tucano Jorge Pozzobom. O efeito é mais psicológico que prático. Mas existe.

E HAVERÁ OUTRA?

Antes do registro das candidaturas, na Justiça (e mesmo depois, dependendo da circunstância), ainda há possibilidade de mudança. É improvável. Mas uma fonte da coluna garante não ser impossível. É?

UMA CERTA TENSÃO

Setor importante, não necessariamente majoritário, mas barulhento, do PDT está insatisfeito com a atuação política da Coordenadora de Educação. Que, dizem, não tem pintado nas ações eleitorais do partido. Bueno…

FORT NA CAMPANHA

Ao que tudo indica, passou, ou foi absorvida, a ira inicial do presidente da Câmara, Luiz Carlos Fort, preterido para ser vice de Valdeci Oliveira. Pelo que se viu na convenção petista, ele está engajado na campanha.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo