Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, regras que irão garantir um debate democrático, com todos presentes

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta, 10 de agosto, no jornal A Razão:

Reunião definiu regulamento do debate do dia 19. Mas o principal, mesmo, é que todos vão participar (foto Letícia Poersche/Divulgação)
Reunião definiu regulamento do debate do dia 19. Mas o principal, mesmo, é que todos vão participar (foto Letícia Poersche/Divulgação)

Os oito juntos, num confronto democrático

Os veículos de comunicação da cidade, inclusive este jornal, e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), que promovem o primeiro embate entre os candidatos à prefeitura municipal tomaram uma atitude que precisa ser devidamente realçada.

Afinal, na fria letra da lei, apenas cinco dos oito concorrentes poderiam participar desse necessário encontro de ideias acerca do futuro de Santa Maria. Os candidatos do PPL, PSOL e PSTU, siglas que não têm o mínimo exigido, de nove deputados federais, não precisariam ser convidados.

Mas, convenhamos, por menores que sejam (institucionalmente) as agremiações, suas posições são reais e a população merece saber o que pensam. Inclusive, se for o caso, para descartá-las.

Assim é que, por mais que o debate possa ter prejuízos formais, pela quantidade de participantes, o fato é que ele fica maior, no mais amplo dos sentidos. Ganham os candidatos. Mas ganha, sobretudo, a democracia.

TODO ESPAÇO É…

Numa campanha curtíssima e que tende, ainda por cima, a ser bastante competitiva, os candidatos ocupam todos os espaços possíveis. E até criam alguns, na medida das possibilidades (e das estruturas) de cada um.

…MUITO DISPUTADO

Vai daí que até mesmo registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, mais que ato político, necessidade cartorial, ganha foro de acontecimento, devidamente registrado e noticiado pelas assessorias de imprensa. Pooois é.

NÚMERO DIFÍCIL…

Ao mesmo tempo que as chapas majoritárias, partidos e alianças registram na Justiça também os seus candidatos à Câmara de Vereadores. Que, terminadas as convenções, chegaram ao total de 224 nomes.

…DE SE CONFIRMAR

Seja por razões burocráticas (falta um papel aqui, outro ali) ou mesmo, é muito improvável que esse número de concorrentes ao Legislativo seja confirmado. Até o dia 16 se saberá, com certeza, quem vai estar na disputa pelas 21 vagas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo