MÍDIA. Não são apenas jornais gaúchos que perdem leitores. Os grandões nacionais estão no mesmo ritmo
Na madrugada passada você leu a nota “MÍDIA. Despenca a tiragem dos jornais gaúchos. ZH foi o que mais perdeu leitores: perto de 33% em um ano” (AQUI). Que se diga: a situação não é apenas um fenômeno do Rio Grande. No Brasil inteiro, conforme a auditoria do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), os jornais, nas suas versões impressas, começam a declinar fortemente. A propósito, confira o que publica o portal especializado Coletiva.Net. A seguir:
“Segundo IVC, circulação dos cinco maiores jornais do País apresenta retração…
…De acordo com os dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) – que alterou seu nome em 2015, pois audita também o meio online –, os cinco maiores jornais do Brasil registraram retração de circulação. Na lista, estão Folha de S.Paulo, O Globo, Super Notícia e O Estado de S. Paulo.
Os impressos registraram, em média, queda de 8% a 15% em relação ao 1º semestre de 2015. A média da Folha, que possui a maior circulação impressa, caiu de 352.925 exemplares diários para 304.594 este ano. Entre os cinco, o Estadão perdeu uma posição e ficou em último, com redução da média diária de 247.605 para 210.314.
Por outro lado, a circulação destes mesmos veículos no meio digital vem apresentando crescimento a cada ano, tendo a Folha no topo da lista.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Como já comentei há algum tempo, editor terá muitos colegas blogueiros no futuro.