EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM. Está iniciando greve, por tempo determinado, dos docentes. Campus está com 12 prédios ocupados

Na sexta, a maioria dos 260 docentes presentes à assembleia geral, aprovou a antecipação do movimento paredista para esta terça
Na sexta, a maioria dos 260 docentes presentes à assembleia geral, aprovou a antecipação do movimento paredista para esta terça

No jornal A Razão (versão online), com foto de DEIVID DUTRA

A partir desta terça-feira, os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entram em greve. A categoria aprovou antecipação do movimento na tarde da última sexta-feira. Amanhã, às 17h, no auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia, será instalado o Comando de Greve. A semana será de mobilizações e atividades, como visita nos campi da Universidade.

Na  sexta-feira, conforme a programação, está prevista reunião do Comando Unificado, em que estarão juntos os professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da instituição. À tarde, Ato Público na Praça Saldanha Marinho “contra a PEC 55, em defesa da saúde, educação e previdência” está agendado e deve ter participação da categoria.

A GREVE

Os professores entram em greve por tempo determinado, até que seja retirada a PEC 55 do Senado, que congela por 20 anos os gastos com Saúde e Educação. Os docentes fazem reavaliação da greve no dia 13 de dezembro. A previsão é que a votação no Senado – que será em dois turnos – ocorra entre o final de novembro e o dia 13 do próximo mês.

OCUPAÇÕES

Enquanto a greve dos professores inicia hoje, os estudantes de vários cursos da Universidade seguem mobilizados nas ocupações. Pelo menos 12 prédios estão ocupados. Porém, algumas situações vêm gerando polêmicas, como o acesso aos prédios por quem não é a favor das ocupações.

Nas redes sociais, vídeos estão circulando com discussões entre membros das ocupações e servidores que querem ir às suas salas. O reitor da UFSM, Paulo Burmann, reiterou na semana passada que acompanha de perto as tensões entre as duas opiniões – os contra e os a favor das ocupações – e que trabalha para diminuir os níveis de intolerância. O professor pediu respeito entre todas as opiniões.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Academia preocupada com o magnífico saldo bancário dos servidores.
    Para decretar greve não precisa muita gente na assembléia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo