Coluna

IMPRESSA. Nesta terça, em A Razão, a diarreia legislativa que não causa qualquer efeito

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio (produzida pelo interino José Mauro Batista), publicada na edição desta terça-feira, 17 de janeiro, no jornal A Razão.

Vereadores ávidos por legislar, mas…

Na década de 90, não lembro o ano, entrevistei o então senador José Paulo Bisol, na época filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), durante uma visita do veterano político a Santa Maria e ao Jornal A Razão. Fiz-lhe perguntas sobre projetos de lei e sobre o que ele achava da produção legislativa em todas as esferas, do Senado às Câmaras de Vereadores.

E Bisol, como bom frasista que era, saiu com esta: “No Brasil há uma diarreia legislativa”. Ou seja, Bisol era um crítico do “excesso” de produção legislativa, da criação de leis, boa parte delas sem efeito qualquer para a população, muitas vezes propostas demagogicamente só para o autor se promover.

Que a sábia frase de Bisol sirva de alerta para nossos legisladores. É só dar uma passada nos sites do Senado, da Câmara dos Deputados e da nossa Câmara de Vereadores e veremos que há projetos de lei sem impacto algum para a comunidade, alguns até inconstitucionais. Então, nobres vereadores, cuidado, muito cuidado!

Em início de legislatura todo mundo quer mostrar serviço, principalmente os estreantes, mas é preciso estudar bem uma proposta antes levá-la adiante. Por fim, esta nota não tem nada a ver com projetos apresentados nos últimos dias pelos nossos vereadores. É apenas um alerta. E só!
NAS COSTAS…
Há muito tempo se sabe que o Estado deve milhões de reais de repasse para a área da Saúde. Não só para os hospitais, mas também para as prefeituras, como a de Santa Maria, que acaba arcando com os custos da UPA e do Samu.

…DAS PREFEITURAS
Em Santiago, por exemplo, o prefeito Tiago Gorski (PP) enfrenta um problema sério, que é a possibilidade de suspensão dos socorros do Samu. É que o Hospital de Caridade, responsável pelo serviço, cobra dívida de R$ 300 mil. Só do suporte da UTI. E ameaça largar tudo.

MAIS UMA INVASÃO…
Denúncia feita pelo vereador Adelar Vargas, o Bolinha (PMDB), ao vice-prefeito Sérgio Cechin (PP) será averiguada pela Prefeitura. Em visita ao gabinete de Cechin, o vereador relatou sua preocupação com as invasões de áreas públicas e privadas.

…EM SANTA MARIA
Uma das que mais preocupa, no momento, é a invasão de uma área verde na Vila São Serafim, entre a Avenida Brasil e a Rua Adi Forgiarini, no Bairro Parque Pinheiro Machado, região Oeste da cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo