Coluna

Feira de cinema – Bianca Zasso

A melhor época do ano chegou. E não é apenas por causa do clima gostoso do outono. Bom mesmo é ver a Praça Saldanha Marinho cheia de livros, leitores e escritores. A Feira do Livro sempre me traz ótimas lembranças e é ponto de encontro com velhas e novas amizades. Mas isto daqui não era uma coluna sobre cinema? Sim, e ainda é. Só que hoje o convite não é para ligar o Netflix ou o aparelho de DVD. Vamos sair de casa.

Hoje, às 17h, esta que vos escreve, juntamente com outras mulheres que adoram colocar sentimentos no papel, vai autografar o livro Elas por Elas – A nudez do invisível. O convite para participar da publicação, que partiu das queridas poetas Haydée Hostin Lima, que é também minha madrinha poética, e Denise Reis, permitiu que eu voltasse aos versos. Mas não como antes.

Quem me conhece sabe que, há cinco anos, este sítio (como gosta de falar o editor) abriu as portas para que eu tivesse um espaço para compartilhar minha cinefilia. Foi o pontapé de uma carreira. Antes, meus escritos se resumiam a alguns poemas que só ganharam as páginas por incentivo dos colegas da Casa do Poeta de Santa Maria. A paixão primeira, o cinema, era destinada a alguns rabiscos que tinham como destino a gaveta.

Fechada a chave, se possível. Só que o passar do tempo não nos presenteia apenas com marcas no rosto. Ganhamos algo de nome coragem que nos faz dizer sim mesmo quando o medo aparece. E eu disse. E não sei mais viver sem escrever sobre os filmes que passam diante dos meus olhos, alguns deles imortalizados para sempre nas minhas lembranças.

Quem for ao lançamento não deve esperar versos desta humilde colunista. O texto presente em Elas por Elas – A nudez do invisível fala de cinema e feminismo. Não houve grande pesquisa para escrevê-lo, tenho que confessar. Preferi me deixar levar pela vontade, esperar as frases chegarem. Óbvio que foi pensado, que houve dúvidas, que a ansiedade pela reação dos leitores me atormenta. E é essa a graça. E pelo frio na barriga que a gente trabalha. Não é uma obra-prima, talvez seja esquecido rápido. Mas tem paixão de sobra. A mesma que eu tento colocar nos textos desta coluna e das outras tantas que assino. Sem isso, nada vale a pena. E sem vocês na praça também não. Bora?

Lançamento Elas por Elas – A nudez do invisível

Local: Feira do Livro de Santa Maria – Praça Saldanha Marinho

Hora: 17h

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo