FICHA LIMPA. Composição no Senado ainda pode mudar. E PMDB perderia espaço
Ainda há indefinições no Judiciário, e o Supremo Tribunal Federal acabará sendo chamado a se manifestar outras vezes – além das duas em que já foi obrigado a resolver pendengas decorrentes da lei da Ficha Limpa. Por conta disso, a composição da Câmara dos Deputados e do Senado ainda não pode ser considerada definitiva.
Veja-se, por exemplo, o caso do PMDB. Se tudo continuar como está, pode ter até 19 senadores, acrescentando dois à bancada atual. No entanto, dependendo do comportamento da Justiça, esse número pode baixar para 16, o que significaria uma redução da atual representação.
Quais são esses casos específicos do peemedebismo? Quem conta é a muito boa coluna “Poder Online”, publicada no portal iG. Confira:
“PMDB pode perder três cadeiras no Senado
Apesar de ter anunciado a ampliação de sua bancada de 17 para 19 senadores, o PMDB pode ficar com um quadro menor do que na atual legislatura por causa da lei do Ficha Limpa. Acontece que o partido ainda aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal para definir três cadeiras:
– Se o STF aceitar o recurso de João Capiberibe (PSB-AP), que teve a candidatura cassada por compra de votos, o peemedebista Gilvan Borges perde sua vaga;
– Se for aceita a candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB), barrado por abuso de poder econômico e político, o peemedebista Wilson Santiago também fica de fora do Senado;
– E se o Tribunal Regional Eleitoral não aceitar o pedido de novas eleições no Pará e confirmar Marinor Brito (PSOL), que herdou a vaga de Jader Barbalho (PMDB), é menos uma cadeira para a bancada do partido.”
PARA LER OUTRAS NOTAS DA COLUNA “PODER ONLINE”, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.