LUNETA ELETRÔNICA. Jairo Jorge, Tia da Moto, Barbudinho, Roberto Schuster e Greve nos Correios
Por Maiquel Rosauro
* A entrevista concedida pelo ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PDT), e publicada pelo site na segunda-feira (18), repercutiu na Câmara de Vereadores, nessa terça (19). Membros da oposição disseram que, ao contrário do que disse o futuro candidato a governador, a sigla atua na base do governo Pozzobom. E ainda justificaram.
* “O Jairo criticou o Sartori na entrevista e disse que eles são oposição aqui em Santa Maria. Mas olha a Tia da Moto, ela votou contra a moção de repúdio ao Sartori”, relatou ao site um dos líderes da oposição.
* Também repercutiu a matéria que destacou a saída de Luiz Henrique – Barbudinho do PT. O jovem suplente de vereador agora está no PDT.
* Ambos os lados foram pegos de surpresa com a notícia. Tanto petistas quanto pedetistas entendem que Barbudinho tem uma grande identificação com o partido de Lula e Dilma.
* Membros do PT e do PDT, ouvidos pelo site, consideram que Barbudinho está buscando voos maiores, algo que não conseguiria dentro do PT. Especula-se que ele concorra a deputado estadual ao lado de Pompeo de Mattos (PDT), que tentará a reeleição à Câmara dos Deputados.
* Os vereadores seguem furiosos com o superintendente do Interior, Roberto Schuster (PSDB). Em reuniões nos distritos, ele teria dito, entre outras coisas, que teria provas sobre irregularidades na Secretaria de Infraestrutura e que os parlamentares teriam sua parcela de culpa pela situação das estradas.
* O vereador Daniel Diniz (PT) solicitou, formalmente, que a CPI do Parque de Máquinas convoque Schuster para as oitivas que terão início em 27 de setembro. O petista quer que o tucano prove tudo o que disse nas reuniões pelo interior.
* A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Correios de Telégrafos de Santa Maria (Sintect/SM) entrou em contato com o site para avisar que a categoria entrou em greve, às 22h de terça (19), em quase todo o Brasil.
* Devido ao feriado desta quarta (20), a greve no Rio Grande do Sul terá início à meia-noite de quinta (21).
* Em Santa Maria, a assembleia que deflagrou a greve foi realizada na noite dessa terça, no Clube Comercial. Também aprovaram a paralisação em terras gaúchas: Uruguaiana, Santana do Livramento, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Alegrete e Porto Alegre.
Correios em greve, de novo? E não vão cortar o ponto? Tinha de acabar com o monopólio, no mínimo. Função social já era faz tempos. Não precisaria privatizar, bastava alguém de peito no governo ajudar a sociedade abrindo uma saudável concorrência com esse paquiderme deficitário. Mas não tem partido que queira isso, é uma boa empresa para encher de comissionados. E quem paga a conta?
É melhor colocar as barbinhas de molho, vai perder a identificação com o eleitorado.