ColunaObservatório
COLUNA OBSERVATÓRIO. Isso é história! A morte do Visconde. E a “Paz e Trabalho”
Isso é história!
“1894, 27 de maio – Morre, no Rio de Janeiro, de febre amarela, o visconde César Ferreira Pinto, construtor da estrada da Caturrita, um dos empreiteiros da estrada de ferro da Serra e ligado a diversos empreendimentos importantes da época.
6 de agosto – A Loja Maçônica Boca do Monte, fundada a 29 de novembro de 1874, passa a denominar-se Paz e Trabalho, por ser o título Boca do Monte “inexpressivo por indicar simplesmente uma localidade”, enquanto Paz e Trabalho “indica claramente um programa”. É eleito venerável Pedro Weinmann…”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.