200 MIL. Campanha buscará 7,5 mil eleitores adicionais para Santa Maria, visando viabilizar 2° turno
Segundo a estatística mais recente do Tribunal Regional Eleitoral (ontem à noite, para ser preciso), Santa Maria tem 192.553 eleitores. Em 2008, a última eleição municipal, estavam aptos a votar 187.750 cidadãos com domicílio na boca do monte. Portanto, em dois anos, houve um acréscimo de 4.803 novos eleitores. Um outro número pesquisado por este sítio: quantos eram os santa-marienses em condições de votar em 2006, há quatro anos? 184.419 – ou 8.134 menos que hoje.
Percebe-se, por aí, o tamanho do desafio a que se propõem o jornal A Razão e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), com o apoio da Justiça Eleitoral: ampliar o número de eleitores da cidade para que se alcance o mágico 200 mil até metade de 2012. Assim, a cidade poderá (se ninguém chegar aos 50% mais um dos votos) eleger seu prefeito em segundo turno – o que garantiria ainda maior legitimidade ao escolhido.
Não será fácil. Basta ver a evolução histórica. Para atingir o objetivo, será necessário, em ano e meio, elevar o número de eleitores em 7.447. O que é apenas um pouco menos do que se obteve em acréscimo ao longo de quatro anos.
De todo modo, a campanha vale a pena. E, embora não tenha sido pedido (ainda), este sítio se incorpora à idéia, que será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, dia 13, em ato no auditório da Cacism – e ao qual comparecerão lideranças político-partidárias, jornalistas e integrantes da Justiça Eleitoral.
Nesse dia, imagino, serão detalhadas algumas estratégias, inclusive o trabalho a ser feito nas instituições educacionais, para alavancar esse crescimento e se atingir os 200 mil. Não é fácil. Mas é possível.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
acho uma boa iniciativa, a juventude do PTB, estara junto nessa campanha, pois todos os anos de eleição a gente faz campanha pelo foto aos 16 anos, ” O Brasil que eu quero, quem escolhe sou eu”.
Acho QUE NÃO VAI VINGAR
AI sim teremos algumas surpresas se isso se concretizar!!!!!!!!!!!!!!!
Não pretendo utilizar esse espaço como “ave de mau agouro”, mas caso confirmada a implantação do sistema biometrico para identificação dos eleitores, não haverá campanha capaz de viabilizar essa proeza.
Parabéns à CACOISM e ao jornal A Razão.
Muito boa hora para lançamento de uma campanha assim.
Democratiza o debate, obriga partidos a participar mais ativamente das eleições e enseja coalizões de maior qualidade para eventual segundo turno.
Não vejo dificuldade nenhuma, Claudemir, é bola cantada.
Se a Cacism e o jornal A Razão nada fizerem, mesmo assim o número de 200 mil eleitores deverá ser alcançado. Não fosse essa a expectativa, a Cacism e o jornal não teriam tomado a brilhante iniciativa.
Aliás, os empresários de Santa Maria e suas entidades “de classe” não conseguiram sequer manter em funcionamento as câmeras de monitoramento central da cidade.
Eles formam as “forças mortas” da city.