ESQUINA DEMOCRÁTICA. Vestibular. Que importância ele tem, hoje, para S. Maria?
Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.
AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!
SIGA O SITÍO NO TWITTER
A importância dos dias de vestibular da UFSM na economia local, ao longo da história da cidade, tem que ser relativizada.
Mesmo nos “áureos tempos” o resultado econômico-financeiro foi insignificante, tanto quanto a procissão da Medianeira.
Não é significativo o volume de recursos que chegam à cidade nestes 3 ou 4 dias… o importante mesmo é o dinheiro que será investido em médio prazo, quando o aluno começar a passar seus 4 ou 5 anos estudando na cidade.
É para este “cliente” de médio prazo que a economia local deve voltar seu olhar com mais atenção.
A cidade se preparou bem para o vestibular. Monet fechado e ontem com ar estragado, o inferno! Hoje lojas fechadas!
Estes 3 pernoites, no máximo uma reabastecida, pouco influenciam na economia: 3 a 4 dias correspondem a 1% de um ano (365 dias) e vale lembrar que o que ocorre é um aumento, pois nestes dias existe mercado normal.
O vestibular é o grande evento da cidade pelo produto que será a vinda de novos estudantes.
Querem uma proposta polêmica e louca? Proibir que moradores de Sta Maria estudem na UFSM,assim teremos 100% de estrangeiros…. hehehehe, isto sim seria incremento na economia, por isto o vestibular, o evento, não é um grande evento. Feisma é mais rentável…
Vestibular; pessoas de outras cidades acompanhando vestibulandos, normalmente familiares que deverão ficar/pernoitar em algum lugar, se alimentar, visitar uma ou mais lojas, um cinema, conferir as ofertas shopping Independência, chegam até aqui via rodoviária ou, excursões ou carro particular. Os postos de combustíveis também serão visitados afinal, necessidade básica dos veículos. Por falar em veículos, viagens e passageiros; que tal as cadeirinhas, assento de elevação? Hum…