PESQUISA. Último Ibope mantém o favoritismo de Leite no Rio Grande: 14% de vantagem sobre Sartori
Do G1, o portal de notícias das Organizações Globo, com imagem de Reprodução/RBS-TV
O Ibope divulgou neste sábado (27) o resultado da terceira pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição para governador no Rio Grande do Sul. O levantamento foi realizado entre 25 e 27 de outubro e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
Nos votos válidos (imagem acima), os resultados foram os seguintes:
Eduardo Leite (PSDB): 57%
José Ivo Sartori (MDB): 43%
Na pesquisa anterior, Eduardo Leite tinha 60%, e José Ivo Sartori, 40%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
VOTOS TOTAIS
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
Eduardo Leite: 51%
José Ivo Sartori: 39%
Branco/Nulo: 6%
Não sabe: 4%
REJEIÇÃO
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a governador do Rio Grande do Sul que eu citar, gostaria que o senhor ou a senhora me dissesse qual desses frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”.
Eduardo Leite
Com certeza votaria nele para governador – 38%
Poderia votar nele para governador – 23%
Não votaria nele de jeito nenhum – 15%
Não o conhece o suficiente para opinar – 22%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%
José Ivo Sartori
Com certeza votaria nele para governador – 31%
Poderia votar nele para governador – 19%
Não votaria nele de jeito nenhum – 36%
Não o conhece o suficiente para opinar – 12%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%
SOBRE A PESQUISA
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 1.806 eleitores
Quando a pesquisa foi feita: 25 a 27 de outubro de 2018
Registro no TSE: BR-02854/2018
Registro no TRE-RS: RS‐08166/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: RBS Participações S.A.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos para mais ou para menos.
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