SAÚDE. Prefeitura faz testes rápidos de doenças em apenados da Penitenciária Estadual de Santa Maria
Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Com o objetivo de ampliar o número de testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites na cidade, a Prefeitura Municipal realizou, nesta segunda-feira (10), um mutirão de testes rápidos na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), localizada no Distrito de Santo Antão.
Conforme a coordenadora da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, Daiane de Magalhães Tolentino, que coordenou a ação junto a profissionais da Política e da Casa 13 de Maio, a ação é resultado de um pedido da própria equipe da PESM, que solicitou capacitações para que pudessem iniciar as testagens no local.
A partir das capacitações, ficou definido que será realizada triagem com os detentos que ingressarem na instituição. Daiane explica que, ao ampliar o número de testes realizados, é possível evitar a transmissão e a contaminação de doenças, já que é oferecido tratamento aos usuários.
“Como se tratam de infecções transmissíveis, se não houver tratamento, podemos ter uma cadeia de transmissão dessas doenças. Precisamos ampliar o número de testes, para que consigamos chegar nesses usuários e proporcionar a eles o tratamento necessário de forma precoce”, explicou a coordenadora.
Ao longo da tarde, foram realizados testes rápidos com cerca de 20 detentos. Os apenados que participaram da ação aderiram por livre demanda. A aplicação foi feita pelos profissionais do Município em conjunto com a equipe da PESM, já que, a partir de agora, é a equipe da penitenciária que será responsável por realizar as testagens e repassar as informações à Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais para a condução do acolhimento e tratamento dos apenados. Caso os detentos que realizaram os testes nesta segunda-feira tiverem resultado positivo, eles já serão encaminhados para tratamento na Casa 13 de Maio.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.