EVENTO. 2º Congresso Aeroespacial em SM recebe Ministro. Marcos Pontes reafirma o programa espacial
Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O prefeito Jorge Pozzobom e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participaram, na manhã desta segunda-feira (16), da abertura do 2º Congresso Aeroespacial Brasileiro (2º CAB). O evento ocorreu no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Moura, bem como o reitor Paulo Afonso Burmann e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, estiveram presentes.
O reitor Burmann disse que a presença do ministro foi uma distinção muito especial para a UFSM.
“Receber uma pessoa tão expressiva na sua área, como é o ministro Marcos Pontes, é especial. É uma verdadeira homenagem para o curso de Engenharia Aeroespacial. Sabemos que ele teve uma passagem por Santa Maria, tendo atuado na antiga Base Aérea de Santa Maria, e com um filho nascido na cidade”, disse, agradecendo.
Já o presidente da Agência Especial Brasileira, Carlos Augusto Moura, sinalizou que o setor aeroespacial começa, no Brasil, a despontar, razão pela qual são necessárias pessoas como as que estavam presentes no congresso.
“Precisamos de gente prestativa e laboriosa. O setor sempre foi dependente das iniciativas governamentais, e isso começa a mudar”, disse Moura.
Por fim, o ministro Carlos Pontes ministrou a palestra “A Relevância do Setor Aeroespacial para o Brasil”, tendo relatado a sua trajetória até ter se tornado o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial.
“Vivemos um momento difícil no país, principalmente por conta da crise econômica. Apesar disso, o setor aeroespacial traz possibilidades. Temos nos esforçado para isso”, afirmou o ministro.
Na avaliação do prefeito Jorge Pozzobom, receber o ministro em Santa Maria reafirma o potencial do município em diferentes áreas do conhecimento.
O evento
O II CAB segue até o dia 19 de setembro e a programação completa ESTÁ AQUI. O tema deste ano é “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
LEIA TAMBÉM:
“Ministro Marcos Pontes reafirma programa espacial brasileiro em evento na UFSM”, de Mariana Henriques, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM (AQUI)
Só falta agora um congresso para discutir as geleiras da Amazônia. Ou o lobisomem da zona oeste. Brasil propagandeia que vai ganhar o campeonato mundial de motociclismo e apresenta uma CG-125.