Por RAFAEL CAETANO FINGER (com fotos de…), especial para o Site (*)
O Capitão América é um dos super-heróis da Marvel mais antigos e mais populares, tendo sido criado antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
Segundo o empresário e dono da loja Terra X Comics, Luiz Abel de Oliveira, o personagem foi criado por Joe Simon e Jack Kirby. Ele explica que Capitão América apareceu pela primeira vez nas histórias em quadrinhos quando a Marvel ainda não existia, mas sim a Timely Comics. “A sua primeira aparição foi em Capitão América Comics Volume 1 da Timely Comics, antecessora da Marvel Comics, em 1940. Em sua estreia, o Capitão América aparece na capa agredindo o Hitler”, afirma Oliveira.
De acordo com o empresário, quando Joe Simon criou o herói, ele escolheu para ele o nome Super America. “Super American foi um forte nome para criar um incentivo para os soldados norte- americanos que estavam lutando na guerra. Além disso, as histórias em quadrinhos de super-heróis eram distribuídas gratuitamente para os soldados para terem não somente um momento de lazer, mas servir de forte inspiração para que continuassem lutando”, comenta o dono da loja de quadrinhos.
Ele ainda explica que o personagem teve que mudar seu nome para não relacionar com outros super-heróis daquela época. “Quando criaram o personagem, eles escolheram para ele o nome de Super American. No entanto, rapidamente perceberam que já existiam muitos heróis com o prefixo “super”. E para não relacionar muito ao Superman, mudaram o nome que passou a ser chamado de Capitão América”, explica Luis.
Além disso, o empresário ressalta que a DC Comics, uma das correntes da Marvel, não colocava seus personagens em confronto direto com os nazistas nos quadrinhos durante a Segunda Guerra Mundial. “Quando o Capitão América foi criado em 1940, a Segunda Guerra Mundial já havia iniciado e os Estados Unidos lutavam com os alemães. Só que a Timely Comics foi mais ousada, com a criação do personagem como um símbolo norte-americano mostrava ele lutando diretamente com os nazistas e com o próprio Hitler”,
O estudante Guilherme Rodrigues, de 19 anos, é um grande fã das obras cinematográficas da Marvel e destaca que o Capitão América é um dos seus favoritos. “Gosto muito da sua história durante as guerras e desde quando ele era um garoto frágil até o momento que ele se voluntariou para o projeto para se transformar em um herói”, comenta o estudante. Com isso, as histórias em quadrinhos de super-heróis espalharam não somente para as crianças e adolescentes, mas para os adultos que estão ganhando cada vez mais a sua popularidade.
(*) Rafael Caetano Finger é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.