BASTIDORES. Reações (superfortes) ao fim do IPVA parcelado, MP e Câmara e Luci, transtornos na Sete…
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini), da Equipe do Site
O governador Eduardo Leite (PSDB) se tornou alvo de críticas em todo o Rio Grande neste início de semana. O anúncio da antecipação do pagamento do IPVA 2020 e sem condições de parcelamento revoltou até políticos tucanos.
Na manhã de segunda-feira (4), o secretário da Fazenda Marco Aurelio Cardoso anunciou que o IPVA, antes pago em abril, terá que ser quitado entre os dias 6 e 30 de janeiro de 2020. A mudança também retira a possibilidade de parcelamentos e exclui descontos pela antecipação (até 3%), mantendo os descontos do Bom Motorista (até 15%) e do Bom Cidadão (até 5%) para quem cumprir todos os requisitos.
Os contribuintes poderão optar pelo pagamento até 30 de dezembro deste ano com valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) nos patamares de 2019. Após essa data, passa a valer o novo índice de variação da UPF, calculado em cerca de 4% de aumento.
Com o fim dos descontos, o governo estima impacto de R$ 29,7 milhões na arrecadação em relação ao exercício anterior. Segundo o Piratini, apenas 5% dos contribuintes optaram pelo parcelamento em 2019.
Revolta
Algumas das principais lideranças políticas de Santa Maria repercutiram o anúncio do governo em suas redes sociais. Todos demonstraram indignação. Confira:
Deputado federal Paulo Pimenta (PT):
Deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo):
Deputado estadual Valdeci Oliveira (PT):
Vereador Juliano Soares – Juba (PSDB):
Vereador Valdir Oliveira (PT):
Luci e o MP
O vereador Alexandre Vargas (Republicanos) entrou em contato com o Site para informar que, em 2018, quando atuou como presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, todos os requerimentos solicitados foram respondidos dentro do prazo solicitado.
Na seção Bastidores desta segunda (4), o Site noticiou os novos passos da investigação do Ministério Público (MP) que apura um possível caso de improbidade administrativa envolvendo a vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). Em despacho exarado na sexta (1º), o MP solicita resposta a um ofício encaminhado ao Parlamento em setembro de 2018 (AQUI).
Bolsonaro
O DCE da UFSM e a União Estadual Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE) promovem um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), nesta terça-feira (5), às 17h, na Praça Saldanha Marinho.
“Nas últimas semanas novos fatos se somaram a lista de atrocidades do atual governo. Entre eles a possibilidade de envolvimento de Bolsonaro no assassinato de Marielle e Anderson; o descaso com o derramamento de petróleo que chegou às praias do nordeste; a convocação para mais um leilão de nosso petróleo e a sugestão da volta do Ato Inconstitucional 5, que durante a ditadura permitiu a cassação de mandatos de opositores, intervenções e institucionalizou a tortura”, diz trecho de apresentação do evento no Facebook (AQUI). Leia também nota publicada há poucos minutos, no site.
Projetos
Quatro projetos de lei estarão em votação, no Parlamento de Santa Maria, nesta terça (5). Destaque para a iniciativa da vereadora Deili Silva (PTB) que atualiza as ações estabelecidas na Lei Municipal 3443/1992 (que obriga a veiculação de programas de informação e prevenção de AIDS a alunos do Ensino Médio) (AQUI).
Deili também defenderá um projeto que considera de utilidade pública municipal a Associação Beneficente Assistencial Aba Pai.
Os parlamentares ainda irão analisar duas propostas de Daniel Diniz (PT) e Admar Pozzobom (PSDB), que inserem no Calendário Oficial do Município a Copa Druzian e a Copa dos Campeões.
Indignação
Moradores da Rua Sete de Setembro estão indignados. Como se não bastasse o alagamento da via devido a forte chuva, o esgoto cloacal está refluindo para dentro de algumas casas.
Um leitor do site relatou que o problema tem como origem a drenagem de um clube feita em direção à rua e para dentro da rede de esgoto dos moradores. A Prefeitura e a Corsan já teriam sido acionadas.
Confira imagens do alagamento da Rua Sete:
Mais 3 longos anos sob a administração …se assim podemos chamar ….desse e sua equipe inutil que daqui a um ano pouco vai ter mais o Jorge Pozzobom lá …pasmem….coitado do nosso Rio Grande…Santa Maria logo começa a sair do poço que entrou……
Voltou atrás no IPVA. Vai voltar no Refis? Ou o IPVA é só cortina de fumaça?