CULTURA. Feira do Livro tem a abertura oficial com transmissão ao vivo na internet e início do Livro Livre
Por JOYCE NORONHA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura, por meio de Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, deu início a 47ª Feira do Livro nesta quinta-feira (1º) com solenidade transmitida pelo Facebook e o Youtube da Feira, diretamente do palco do Theatro Treze de Maio. Devido à pandemia de coronavírus, este ano o evento ocorre de maneira híbrida, com atividades presenciais e online, até o dia 10 de outubro.
Promovida pela Prefeitura, em parceria com instituições do Município e do Estado e com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), este ano traz o tema “A leitura conecta gerações. E a Feira do Livro se conecta com você”. Esta edição tem como patrono Guido Cechella Isaia. O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha e a professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. O homenageado póstumo é Carlos Alberto Bellinaso.
Na cerimônia de abertura, a trajetória do patrono, Guido Cechella Isaia, foi apresentada pelo ator Ricardo Paim, que leu um texto de Carlos Omar Villela Gomes, escritor e compositor premiado na 27ª Tertúlia Musical Nativista, ocorrida em setembro deste ano.
Em seguida, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, agradeceu à comissão organizadora, que aceitou o desafio de fazer uma Feira do Livro diferente. Ela também convidou todos a acompanharem a programação da 47ª edição.
“A Feira do Livro é um evento consolidado no coração dos santa-marienses. Ao longo dos anos nos conectamos com as pessoas, com as livrarias e com a cidade como um todo. Esta edição, que ocorre neste ano atípico, precisou ser reinventada. Agradeço à comissão organizadora, que com carinho e dedicação, aceitou o desafio de repensar a Feira, de encontrar maneiras de ultrapassarmos barreiras para nos conectarmos com o público. Convido todos a acompanharem a programação, pensada em detalhes para todos”, destacou Rose.
A noite continuou com o primeiro Livro Livre desta edição, que teve a participação da filósofa e escritora Djamila Ribeiro.
Todo o evento terá transmissão online pelo Facebook e pelo o Youtube da Feira do Livro de Santa Maria. Das atividades presenciais, estão os lançamentos de livros e as vendas de materiais pelas 13 livrarias que são participantes desta edição. A comercialização de livros e de outros itens também ocorre pelas lojas virtuais e por Whatsapp, com o serviço de tele entrega.
Mais informações estão disponíveis no site, no Instagram e no Twitter da Feira do Livro.
A 47ª Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, Câmara do Livro, CESMA, Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento tem apoio cultural da Eny Calçados e Arroz Rei Arthur. Patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. A produção executiva é de Veleiro Conteúdo Criativo e Denise Copetti Produções.
PATRONO E HOMENAGEADOS
– Patrono – Guido Cechella Isaia
– Escritor homenageado – Ronai Pires da Rocha
– Professora homenageada – Laura Maria França Fernandes
– Homenageado póstumo – Carlos Alberto Bellinaso
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.