MÍDIA. TV Santa Maria dá mais um salto. Agora é integrante de entidade nacional
A TV Santa Maria, o canal comunitário de televisão da boca do monte, avança mais um tantinho, nessa sua curta, mas muito bem sucedida trajetória. Saiba mais, no material produzido pela Inox Ideias, que faz a assessoria da TV. O texto é de Fabiane Machado. A seguir:
“TV Santa Maria integra a Associação Brasileira de Canais Comunitários
A TV Santa Maria, Canal 19 da Net Santa Maria, agora é filiada a Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), que congrega os Canais comunitários de TV por assinatura ou abertos de todo o território nacional. O presidente da Associação TV Santa Maria, Adalberto Meller, destaca a importância de o canal estar filiado a ABCCOM, pois, assim como em qualquer atividade organizativa, é decisiva a presença de uma entidade maior que represente em todas as instâncias necessárias os interesses de seus associados. “Junto à Associação, teremos a facilidade da orientação, assessoria, apoio nas ações e, porque não dizer, a defesa dos nossos direitos, que são inerentes a um canal de TV comunitário”, garante. Meller ainda explica que um grande número de projetos de órgãos governamentais e não governamentais só são aprovados na dependência do canal ser filiado a ABCCOM.
Os critérios básicos para um canal comunitário ser aceito junto à ABCCOM são praticamente os requisitos para a sua criação: a existência de uma associação que irá gerir o canal, com ata de constituição registrada em cartório, um estatuto da associação, um contrato de operação do canal com a operadora local, entre uma dezena de outros quesitos, técnicos e não técnicos, e que são indispensáveis para a montagem do canal de televisão.
ABCCOM- A Associação Brasileira de Canais Comunitários foi fundada em 21 de julho de 2001 na cidade de São Paulo. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos com sede e foro na cidade de Brasília. Tem as missões de garantir o cumprimento da Lei do Cabo em todo território nacional; congregar os Canais comunitários de TV por assinatura ou abertos de todo o território nacional, e incentivar a criação dos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Comunicação como espaços institucionais para o debate dos assuntos da área das comunicações no país, nos estados e nas cidades.”
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