DestaqueSanta Maria

PARTIDOS. Exército de militantes continua pronto para ser convocado. Só não se sabe se será ouvido

Siglas do município, no total, perderam apenas quatro filiados, desde o pleito

Curiosidade: em 2017, há exatos quatro anos, eram cerca de 600 eleitores a menos que agora. Algo como 3%, conforme dado oficial do TSE

Ninguém duvida: Santa Maria não tem mais de 27 mil militantes efetivos dos partidos politicos, como apontam os registros oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Boa parte, senão mais de 90%, é composta de alistamentos cartoriais (que ajudam a explicar os caciques das mais variadas siglas) ou mesmo, sem qualquer dúvida, interesseiros.

Normalmente, nesse ultimo caso, são Cargos de Confiança de vereadores e/ou do Executivo do momento. Aderem para mostrar fidelidade, que logo ali é transformada em juras de amor a outro partido ou politico. Sim, é assim. Historicamente é assim. O que explica o título desta nota: quantos, embora uma multidão, atenderiam a um chamado de seus líderes?

Mas, retomando… Santa Maria não tem quase 30 mil militantes das agremiações. Se assim fosse, seria a mais politizada das comunas do país, quiça do continente ou, mesmo, do planeta. Não, não é assim. Há até aqueles que, alistasdos há década(s), sequer sabem que são militantes oficiais. Exceto se forem chamados a votar nalguma convenção, terão esquecido a própria filiação.

Feitas todas essas ressalvas, absolutamente necessárias para que o Site não passe atestado de otário, é preciso acrescentar que há uma interessante reserva de militância à disposição das siglas. Que são mais ou menos atuantes conforme a capacidade de mobilização das lideranças.

Nesse sentido, sim, os maiores partidos da cidade demonstram essa capacidade de arregimentação. Não é por acaso que os protagonistas da política local estão justamente nas siglas mais encorpadas, com alistados em quantidade maior.

E uma curiosidade: nos últimos quatro anos, conforme levantamento do Site no portal do TSE, se não houve acréscimo, por mínimo que fosse, a redução também se deu no limite da irrelevância. Observação mais apurada mostrará, inclusive, que, no caso dos maiores partidos, são os mesmos desde quase sempre.

Para ficar num dado, apenas, em fevereiro de 2017, nos mesmos dois meses após a assunção do prefeito, como agora, eram menos de 600, comparados com os números atuais. O que, num universo de quase 28 mil (na época) é apenas 3% menor que exatos quatro anos após, com a mesma circunstância política.

Ah, e tomando o novembro de 2020 como base, data da última eleição, nesses três meses decorridos, são exatamente quatro filiados a menos. Defecção, é preciso convir, mais que irrelevante.

Para que o leitor tenha uma ideia mais precisa, confira abaixo, na tabela, a quantidade exata de filiados por partido, em Santa Maria:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo