FLASH. Governo do Estado pode perder, a qualquer momento, um deputado
Dentro de alguns minutos deve acontecer reunião da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa gaúcha. O assunto: a substituição de José Sperotto, do DEM, por determinação da Justiça Eleitoral. Confira a nota distribuída pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho:
“A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa realiza reunião extraordinária nesta quarta-feira (14), às 18 horas, para tratar da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que suspende liminarmente o mandato do deputado José Sperotto devido a troca de partido e determina a posse do suplente. O Poder Legislativo foi comunicado esta tarde da decisão tomada pelo desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, do TRE, atendendo um pedido do Partido Democratas requerendo a vaga do partido.
O deputado José Sperotto foi eleito pelo DEM e neste mês de outubro deixou o partido e ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Pelo regimento da Assembleia Legislativa, nos casos de perda de mandato, a Mesa Diretora tem 48 horas para realizar a convocação do suplente para que tome posse durante sessão plenária.
Com a decisão do TRE, a Bancada do DEM na Assembleia volta a ter três integrantes. Paulo Borges e Marquinho Lang são os atuais.”
EM TEMPO: se os dirigentes da AL acatarem e cumprirem imediatamente a ordem judicial, a bancada governista perde um de seus mais ardorosos defensores. Não chega a ser matematicamente significativo, porém. A oposição continuará bastante minoritária no Legislativo.
Quem é o suplente que assume? (NOTA DO EDITOR: ninguém sabe, Eros. O primeiro suplente é Reginaldo Pujol, vereador do DEM em Porto Alegre. Que não correria o risco de assumir e perder o mandato de edil na capital. Então, melhor esperar pra ver)