O amanhã do mercado de trabalho pela transformação da tecnologia e inovação – por Roberto Fantinel
“Apostar na inovação é um dos caminhos para encararmos o pós-pandemia”
É sabido que o futuro será cada vez mais tecnológico. Com a redução do número de casos de Covid-19, a vacinação em massa e o retorno das atividades de forma gradual, é evidente que a sociedade de modo geral tende demandar mais capacidade técnica e de inovação, nos mais diversos setores.
Nosso estado é referência no campo da inovação, com 27 polos tecnológicos instalados em oito regiões. Contudo, a pesquisa e ciência ainda carecem de um olhar mais aprofundado por parte dos governantes. Empreender tornou-se uma das mais viáveis formas de se recolocar no mercado de trabalho e quando falamos de ciência e tecnologia, entendemos que os dois termos estão nitidamente associados ao setor econômico.
É a chamada “bolha”, onde tecnologia e inovação caminham lado a lado da pesquisa e da ciência, ambas em sintonia com o crescimento exponencial da economia. Logo, apostar na inovação é um dos caminhos mais potencializados para superarmos os desafios, encararmos o pós-pandemia e projetarmos um amanhã com mais e melhores ensejos.
Como vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, tenho buscado debater justamente a importância de falarmos sobre políticas públicas que incentivem e valorizem a inovação. É intolerável ficarmos alheios a esta discussão, uma vez que é essa união de pessoas e máquinas que vem abrindo portas e redirecionando muitos gaúchos para um caminho que impulsiona negócios, gera emprego e renda e garante um futuro mais promissor a centenas de homens e mulheres.
Ou seja, o caminho para o mercado de trabalho está no investimento em inovação. Ainda que seja uma estratégia de longo prazo, que demande tempo, pesquisa, organização e o desenvolvimento de um projeto, pode oferecer um novo horizonte para os negócios, estando à frente de muitos e, principalmente, estando pronto para atender o novo mercado.
(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
. Muito fácil falar em Empreendendorismo quando vive-se do dinheiro 💲 público e, apoia um governo que fecha fábrica de microchips.
Convenhamos sr deputado.
Haja peroba.