PRÉVIAS, O FIASCO. Adesão minúscula enterra proposta e PSDB caminha para o acordo

Aécio Neves insiste, faz muitos meses, que o candidato do PSDB à Presidência da República deve ser retirado de uma prévia. Dela participariam, segundo a idéia inicial, todos os quase um milhão de filiados no Brasil inteiro. Propostas intermediárias – como o direito a participar restrito a quem tem mandato ou já participa de diretórios em todos os níveis – chegaram a se esboçar.
No entanto, a única coisa feita até aqui foi um convite à participação partidária, no sítio do diretório nacional. Aí, o resultado é pífio. Nem mesmo Minas chega a comparecer de forma importante nos apenas 10 mil que até aqui se manifestaram. Resultado: 10 entre 10 tucanos considera a prévia um fiasco. E o caminho do acordo interno entre as partes parecer ser o único. A propósito, confira o que escreveu o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A foto (de arquivo) é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:
“Prévias do PSDB naufragam já na fase das inscrições…
..Nos primeiros dias de setembro, o PSDB escreveu no alto do portal que mantém na internet um convite aos filiados:“Participe das prévias nacionais. Escolha o nosso candidato à Presidência da República. Clique aqui e inscreva-se”. Quem pressiona o mouse no local indicado é direcionado para um formulário de inscrição. Decorridos quase dois meses, deu-se um fiasco.
De acordo com os arquivos do PSDB, o partido teria cerca de 1 milhão de filiados em todo país. Pois bem. Menos de 10 mil se animaram a preencher o formulário que dá direito a voto nas supostas prévias. Se não for prorrogado, o prazo para as inscrições termina em 30 de novembro. Mantido o ritmo atual, o número de votantes não vai chegar à marca de 20 mil.
O vexame do cadastramento eletrônico é a mais eloquente evidência de que a escolha do candidato tucano será feita por acordo, não no voto.O tem dois nomes para oferecer aos eleitores. O favorito, José Serra, reluta em assumir a candidatura. O azarão, Aécio Neves, diz que deseja as prévias. Tomada pelo nanismo do quadro de inscritos, a disputa prévia -organizada por pressão de Aécio – não é coisa que possa ser levada a sério…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados e/ou comentados por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.