EducaçãoSaúdeUFSM

NÃO CUSTA LEMBRAR. É só uma curiosidade: como fica a direção do HUSM, se confirmada pelo Senado a MP 520?

Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na noite de 27 de maio de 2010, uma quinta-feira:

DIREÇÃO DO HUSM. Goleada faz Elaine Resener retomar posição de destaque na política universitária

Ex-diretora do Hospital Universitária e ex-candidata à reitoria da UFSM, na madrugada desta quinta-feira, a médica Elaine Resener (ex-secretária municipal de Saúde, na gestão Valdeci Oliveira) viu confirmada sua vitória para retornar à direção geral do HUSM – na companhia de Arnaldo Rodrigues, como vice.

Basta conferir o resultado para perceber que Elaine volta a ser protagonista na política universitária – ainda que a função para a qual foi qualificada tenha importante componente técnico. Afinal de contas, ela não venceu, simplesmente. Goleou, na verdade. Foram, em números redondos, 75% dos votos, contra 25% da chapa adversária...”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, não há dúvida que Elaine Resener segue como potencial protagonista na política universitária. Mas persiste uma outra: até que ponto a Medida Provisória 520, já aprovada pela Câmara dos Deputados e a caminho do Senado, se chancelada, modificará (ou não) essa situação. Bueno, resta aguardar para ver.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. A questão da gestão do Hospital Universitário ainda não pode ser definida. Primeiro, por que ainda há o Senado que, por ser farinha do mesmo saco que a Câmara, deverá dar aval para a MP 520. A batalha mais importante se dará aqui mesmo, em Santa Maria, já que a universidade tem de dar aval e abrir mão de seu patrimônio em prol da empresa criada pela MP 520. O fato da Profa. Resener estar cotada para continuar na gestão não é nem um pouco estranho: ela pregou a entrega do HUSM desde o início dos debates, adotando sempre uma posição de aceitação perante a MP 520, assim como navegou por negociações de bastidores. Evidentemente, partirá também dela o discurso de que não há saída (em assembléia no Gulerpe – no início do ano -, ela abriu escandalosamente – como se não falasse do patrimônio público, que a questão estava resolvida e que tínhamos que conviver com isso. Discurso privatista na boca de servidor público…) e que teremos que aceitar localmente a empresa, evidentemente, com ela na direção…
    Quanto aos técnicos administrativos, além dos médicos etc, eles devem mesmo temer o que vem por aí e reagirem: os números comprovam que os TAs estão em extinção: foram mais de 4 mil e hoje são 2,6 mil…redução feita debaixo de discursos neoliberais de enxugamento da máquina. Agora, com o endosso do congresso para a MP 520, legaliza-se o trabalho terceirizado (e quarteirizado) no HUSM, ao mesmo tempo que o governo neoliberal quer – ao gosto do Banco Mundial – se desonerar dos custos e responsabilidades para a manutenção dos hospitais universitários. Outra coisa, é a autonomia universitária, que nem a ditadura militar (e olhe que ela tentou, tentou e tentou…torturando e matando muita gente por causa disso) conseguiu arranhar. Os gestores (tanto do HUSM como da própria reitoria da UFSM) sequer se manifestaram que a universidade deixará de ter o controle do hospital e passará a ser um mero membro do conselho da empresa de direito privado. Ou seja, se a UFSM aderir ao programa, isso se dará sob a égide da traição a conceito de autonomia secular, ignorado não por evolução filosófica, mas por interesses políticos do mais escusos. A história cobrará isso dos traidores.

  2. Boa tarde.
    Fica muito difícil fazer exercício de imaginação. Hoje pela manhã conversava com um casal amigo lá no Campus que trabalha no HUSM, sobre essa situação. Falamos sobre cedência de Servidores a tal Empresa. O pessoal do HUs está aprensivo, segundo amigos que lá trablham, meio que perdidos. Soh mesmo o tempo irá dizer oque será deles, e dos atuais chefes do Hospital. Uma coisa eu tenho certeza, o quadro politico na IFE vai se complicar e muito.

  3. dia 23 de maio as 17hs, foi eleito ígor lencina(associação cohab santa marta) presidente do CONDECOM – conselho de defesa do consumidor municipal(órgão deliberativo), vitor hugo vice-presidente(coordenador do procon), luciane montedo secretária(governo municipal). Meta da gestão é intervir nas comunidades através de seminários regionais na intenção de educar o cidadão nas questões de relação de consumo, debater questões relacionadas ao transporte público e fazer com que o conselho debata os macro-problemas municipais bem como questões relacionadas a CIP, já que este conselho é membro do FUNCIP.
    desculpa Claudemir, não sei se este é o fórum adequado, mas queria passar estas informações, pois achei pertinente e interessante divulgar estes novos diretores no comando deste importante fórum na qual foi bem representado pelo seu antecessor cezar ghem.obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo