COLUNA OBSERVATÓRIO. A obra da futura catedral. E a morte do “resmungão”
Isso é história!
“1902, 8 de dezembro – Às 10 horas da manhã, com grande assistência, é lançada a pedra fundamental da futura matriz e atual catedral, sendo oficiante o padre Caetano, que, após a bênção ritual, profere um discurso alusivo, seguido na palavra pelo dr. Pires de Oliveira e Ramiro de Oliveira. A ata, jornais, moedas e outros pequenos objetos são encerrados numa caixa de zinco, que é colocada no ângulo norte dos alicerces.
1903, 4 de janeiro – Morre, na cidade, o capitão Oto Brinckmann, nascido a 21 de maio de 1826, na Alemanha, donde veio integrando um dos corpos de mercenários dos “brummers”, isto é, resmungões, apelido com que passaram à história militar brasileira. Como oficial, tomou parte na Campanha de 1851, conquistando a medalha de ouro e, depois, radicou-se em S. Maria, dedicando-se à agrimensura.”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.