LUNETA ELETRÔNICA. Verba para obras no Parque dos Morros, produção no campo e eventos, CadÚnico…
Chuvas impedem o avanço do plantio no campo, acesso ao parque terá obra
Por Paulo André Dutra
* Mais de 350 mil reais serão investidos pela Prefeitura para melhorar o acesso ao Parque Natural Municipal dos Morros, no Campestre do Menino Deus.
* Está aberto o edital para a licitação da empresa executora da obra, contemplando pavimentação em basalto, rampas de acesso e calçadas.
* São R$ 352.026,22 de repasse da Caixa Econômica Federal e R$ 3.653,00 de recurso livre da Prefeitura.
* A abertura dos envelopes será no dia 11 de julho. Mais informações no site da Prefeitura.
* Força-tarefa da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura vai às ruas nos próximos dias para atualização do Cadastro Único, informa a Prefeitura.
* A partir do CadÚnico, a população tem acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família. A manutenção dos dados pessoais é obrigatória e quem não atender a equipe poderá ter benefícios bloqueados.
* Atualmente 4,6 mil famílias estão registradas no Cadastro Único na modalidade unipessoais em Santa Maria.
* As visitas da equipe da Prefeitura ocorrerão de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. As equipes estarão devidamente identificadas com coletes.
* A chuva não permitiu avanço significativo do plantio das culturas de inverno da região ou mesmo da colheita das lavouras de verão ainda não concluídas.
* O percentual do trigo já semeado continua em 30%, mesmo da semana anterior, aponta o informativo conjuntural da Emater regional. Na aveia branca destinada a grão, atingiu 70%.
* Com relação aos preços médios dos produtos agrícolas, a semana teve estabilidade na região. A soja, que vinha de aumento gradativo, voltou a cair e fecha a semana no mesmo patamar da semana anterior: entre 123 e 124 reais, em média.
* Nas próximas semanas, a UFSM sedia diferentes eventos de debate, divulgação científica e transferência de tecnologia.
* Nos dias 29 e 30, o 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura discute a estagnação da comercialização da lã suja gaúcha, principalmente os tipos médios e grossos.
* Secretaria de Agricultura do Estado (SEAPI), Emater, UFSM, Embrapa, Associações de Criadores de Ovinos (ARCO) e Prefeitura de Santa Maria pretendem reunir os elos da cadeia produtiva para debater soluções.
* O simpósio acontece no Centro Ciências Rurais. Junto, a Emater promove a Mostra Temática da Lã. Inscrições e informações completas AQUI.
* Nos dias 7 e 8 de julho, acontece o 1º Simpósio de Produção Agrícola: Tópicos em Produção de Frutas, organizado pelo Gepaces e Curso Técnico em Fruticultura.
* O evento pretende discutir tendências e avanços do setor com produtores, técnicos e estudantes, além de incentivar o desenvolvimento da produção de fruticultura na região.
* Serão abordadas práticas de produção de frutas, estratégias de comercialização, técnicas, avaliação do estado nutricional, uso de bioprodutos e manejo de frutíferas.
* Será no Centro de Convenções da UFSM. Informações sobre a programação e inscrições podem ser encontradas AQUI.
Acesso ao parque (foto é bonita alás) é problema prioritario na urb? Melhorando o acesso muita gente vai visitar? Basta lembrar o outro parque (Jockey, Prado?). Plantio é um problema. Falam no tal El Ninõ. Muita chuva aqui, pouca noutros lugares. Vai bater no PIB novamente. Pontes que poderiam ter sido vistoriadas não foram, desassoreamento que estava mais facil idem.