Alma de carro – por João Luiz Vargas
O autor e uma reflexão que vai além do festejado Dia do Motorista
Em muitas oportunidades da minha vida tive carros à disposição dos cargos que eu ocupava. Os mais significativos tive também um motorista, como quando fui Presidente da Assembleia e quando pude integrar o Conselho do Tribunal de Contas do Estado.
Talvez pelas minhas experiências anteriores, extremamente positivas, que desde que assumi o cargo de Prefeito de São Sepé, usei por raras vezes um carro público ou motorista. E existe um motivo desta minha vivência atual.
Lembro-me que quando iniciei minhas atividades como Conselheiro do Tribunal de Contas, tinha à minha disposição um carro e um motorista para realizar visitas em diversos locais distantes de Porto Alegre onde havia inserções administrativas. Um extraordinário motorista que dirigia com competência pelas estradas do estado.
No período em que assumi a Presidência do Tribunal, foram adquiridos novos automóveis. Certa vez, quando precisei ir para uma das regionais, o motorista me olhou e disse:
– O senhor sabe que os carros têm alma? Estou triste porque aquele carro que dirigi durante quatro anos me ajudou a percorrer essas estradas do estado com competência e segurança.
– Interessante o que tu está me dizendo, acredito que isso exista até mesmo contrariando muitas questões religiosas. As almas dos carros protegem muito além da competência do motorista.
O que ele replicou: – estou sem a alma neste carro novo.
– Acredito que a alma dos carros são como as almas gêmeas, elas se transferem de um momento pra outro pra trazer a felicidade onde está tendo inversão, pensa assim a alma daquele carro está aqui contigo; respondi.
No dia 25 de julho homenageamos todos os motoristas do Brasil. Motoristas que transportam em longas jornadas os produtos de todo o país.
Pensamos assim senhores motoristas, os nossos veículos podem ter almas que nos protegem, nos guiam e nos transmitem amor.
Que nesse dia que são homenageados os motoristas, transferimos também nosso carinho aos meios de transporte, pois também nos protegem dos perigos das estradas.
(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve habitualmente no site às sextas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.