DestaqueRegião

REGIÃO. “Caminhadas na Natureza” do Geoparque 4ª Colônia será em novembro em Restinga Sêca

Evento vai buscar a história e ancestralidade das Comunidades Quilombolas

Em reunião das Comunidades Quilombolas com a gestão pública municipal de Restinga Sêca, Emater, Universidade e Geoparque foi definida a data do Caminhadas na Natureza (Foto Divulgação/Geoparque Quarta Colônia)

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Assessoria de Comunicação do Geoparque 4ª Colônia

Na sexta-feira atrasada, 14 de julho, as comunidades quilombolas do município de Restinga Sêca se reuniram para discutir sobre o “Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia”, evento que será realizado em novembro no meio rural do município. O roteiro percorrerá as  Comunidades Quilombolas de Restinga Sêca, tendo como tema central “Caminhando com os Quilombolas: história e ancestralidade”. 

A caminhada já tem data marcada e será no sábado, dia 11 de novembro de 2023. Antes disso, no dia 15 de agosto, será realizado um pré-teste para as últimas definições para o dia, como percurso e extensão do trajeto. 

A reunião de planejamento das Caminhadas contou com a participação de 12 pessoas, incluindo membros das comunidades quilombolas Rincão dos Martimianos e Quilombo Vó Firmina e Vó Maria Eulina, líderes locais, secretários do município, extensionistas da Emater Restinga Sêca e de Santa Maria. A equipe do Geoparque Quarta Colônia, ligada ao Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER), marcou presença para oferecer suporte na organização e planejamento do evento.

Caminhadas na Natureza

As Caminhadas na Natureza são uma oportunidade de unir preservação ambiental, turismo sustentável e valorização das comunidades locais. O evento em Restinga Sêca destaca-se por proporcionar um encontro com as Comunidades Quilombolas, que têm uma história rica e uma herança ancestral fascinante para compartilhar. Sobre essa organização, Clédis Rezende de Souza da comunidade do Quilombo Martimianos de Restinga Sêca, destaca que “hoje nossa comunidade está se organizando para um futuro próspero dentro do turismo da Quarta Colônia, assim vê e acolhe com muito alegria essa parceria com a Emater e prefeitura, pois nossas comunidades, que hoje estão praticamente invisíveis, tem a oportunidade de mostrar seus valores e história”. 

Essa iniciativa, além de promover a visibilidade das Comunidades Quilombolas, também incentiva o reconhecimento de sua importância cultural e social. Ao caminhar pelo local, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas tradições quilombolas, conhecer suas histórias transmitidas oralmente e testemunhar a preservação de valores culturais que resistiram ao longo do tempo. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte, Shaiane Dotto, “a edição das Caminhadas na Natureza em Restinga Sêca é muito importante para a visibilidade das comunidades quilombolas. Temos a expectativa de um bom público prestigiando e valorizando as comunidades que farão o receptivo e mostrar que além da natureza rica que dispomos, também poderemos mostrar a diversidade cultural no Geoparque Quarta Colônia a partir destas comunidades”.

A extensionista rural social da EMATER de Restinga Sêca, Mariane Roman Menegon, destaca que “as Caminhadas na Natureza são um importante momento para o resgate cultural e da ancestralidade das comunidades remanescentes de quilombo, apresentando esta cultura que resiste no território da Quarta Colônia.” 

Além disso, as Caminhadas na Natureza são uma forma de apreciar a rica biodiversidade da região, contribuindo para a conscientização ambiental e estimulando a conservação dos recursos naturais. Ao unir a natureza do Geoparque Quarta Colônia com a presença das Comunidades Quilombolas, o evento cria uma experiência que promove a valorização do patrimônio natural e cultural da região.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo