DestaqueSanta Maria

RELIGIÃO. No Salgado Filho, amigos e apoiadores, inclusive Valdeci, se despedem da Irmã Lourdes Dill

Religiosa que fez história em SM parte para atuar dois anos em Moçambique

Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Irmã Lourdes Dill e deputado Valdeci Oliveira: a despedida nesta manhã, no Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Depois de mais de 30 anos atuando em Santa Maria, o que tornou a cidade e a Região Central do estado referência quando o assunto é economia solidária, a irmã Lourdes Dill embarcou, na manhã desta quarta-feira, 4, para Moçambique, país africano que será sua morada pelos próximos dois anos.

A despedida foi no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e contou com a presença de amigos e apoiadores, entre eles o deputado Valdeci Oliveira. “Estou feliz em abraçar esta missão, livre para dar esse ‘sim’. Vivo com muita paixão o lema ‘Ide! Da Igreja local aos confins do mundo’, que é o tema da Campanha Missionária de 2023”, explicou a religiosa.

“Acompanho, já tem algumas décadas, o esforço e dedicação da Irmã Lourdes, que, ao lado do saudoso dom Ivo Lorscheiter e de outros lutadores e lutadoras, vem provando que um outro mundo é possível e que uma outra relação social e econômica, com inclusão e participação popular, é necessária A irmã está partindo para outro continente, mas vai levar junto o nosso carinho e muitas energias positivas”, destacou Valdeci.

Segundo o parlamentar, o Projeto Esperança/Cooesperança, a Feira Internacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (Feicoop) e o Feirão Colonial, ao lado da sua atuação religiosa em defesa dos direitos das populações socialmente mais vulneráveis, são marcas da atuação coletiva da irmã Lourdes em Santa Maria e região.  

“Nós vamos seguir atuando para que essas iniciativas sejam preservadas e ampliadas”, assegurou Valdeci. “O povo moçambicano vai ganhar e aprender muito. Se hoje Santa Maria é exemplo de economia solidária e sedia o maior evento da América Latina neste segmento, parte significativa disso tudo é fruto da perseverança, da dedicação e da fé da Irmã Lourdes”, avaliou o parlamentar.

Em Nampula, no norte do País, onde fixará residência no distrito de Moma, irmã Lourdes atuará na arquidiocese que leva o mesmo nome da província para um trabalho que vem sendo desenvolvido há 29 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com a Igreja local. Na missão, ela estará acompanhada das colegas gaúchas irmãs Ilca Welter, Rita Finkler e Maria Madalena de Andrade. As missionárias atuarão nas paróquias de São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo Apóstolo de Larde.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo