Por Maiquel Rosauro
Quase no apagar das luzes de 2023 e após o registro de inúmeros incidentes relacionados à segurança, o Poder Legislativo de Santa Maria, enfim, apresentou um edital de licitação para adquirir um sistema de controle de acesso de pessoas à Câmara. O pregão eletrônico está previsto para o dia 4 de dezembro, às 8h30min.
O edital prevê a aquisição de catracas, portinhola em vidro, cartões de acesso, cadastrador biométrico, software de acesso, entre outros equipamentos. O valor total previsto para o funcionamento de todo o sistema durante 12 meses (incluindo serviço de manutenção) é de R$ 117,6 mil.
“Catracas podem ser configuradas para registrar a entrada e saída de visitantes, o que é importante para a segurança e o controle. Isso permite que a administração saiba quem está no prédio a qualquer momento, facilitando a resposta a emergências ou eventos inesperados”, diz trecho da justificativa da licitação.
Um dos objetivos é evitar que se repitam cenas como a registrada em março, quando um bolsonarista foi até o gabinete do vereador Getúlio de Vargas (Republicanos) e assediou a assessoria do parlamentar após ele ter votado a favor de uma moção de congratulações ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
MDB
O Diretório Municipal do MDB reuniu possíveis candidatos a vereador na noite de segunda-feira (27), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, para uma palestra sobre eleições. O encontro teve a falado do professor Gustavo Saldanha, membro da Fundação Ulysses Guimarães e secretário estadual adjunto de Assistência Social.
O MDB, hoje, tem três vereadores na Casa: Adelar Vargas – Bolinha, Rudinei Rodrigues – Rudys e Tubias Callil. Para 2024, a tendência atual é de que a legenda lance o secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, à Prefeitura de Santa Maria.
Violência
Enquanto o MDB estava reunido no andar de cima, no Plenário da Câmara ocorria a abertura 4ª Semana Municipal de Não Violência Contra a Mulher. O evento foi conduzido pela vereadora Helen Cabral (PT), que ressaltou a importância da atividade para sensibilizar a comunidade e promover ações mais efetivas no enfrentamento à violência contra as mulheres.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.