Por Tiago Machado / Assessor de imprensa de Valdeci Oliveira
O deputado estadual Valdeci Oliveira cobrou, nesta quinta-feira (15), que o governo do Estado tome medidas imediatas para ampliar a segurança pública em Santa Maria. Inclusive, o deputado solicitou a realização de uma audiência com o secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, em Porto Alegre, para tratar do tema. Somente nas últimas 48 horas, foram registrados cinco homicídios em diferentes regiões da cidade, sendo que alguns deles ocorreram à luz do dia e em vias de grande movimento.
Afora os assassinatos, também há uma reclamação muito forte do setor comercial local quanto ao aumento de casos de roubos, furtos e arrombamentos nas primeiras semanas deste ano.
“A população, com razão, está temerária e insegura, pois há uma evidente escalada da criminalidade aqui. Nas últimas semanas, Santa Maria virou notícia estadual pela questão da insegurança. É preciso uma resposta rápida e contundente, com ações de prevenção e repressão. É preciso viabilizar as condições para que haja uma presença maior das forças de segurança nas ruas, entre outras coisas. O que não é razoável é tratarmos esses episódios como situações normais”, afirmou Valdeci.
No início deste mês, Valdeci já havia se reunido, em Santa Maria, com o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, para discutir o assunto da criminalidade na cidade.
Molusco com L., abstemio, honesto e famigerado dirigente petista, falou em ‘humanizar o combate ao pequeno crime’. ‘“A gente quer ver se a gente consegue humanizar o combate ao pequeno crime, as pessoas mais humildes, e jogar muito pesado, jogar muito pesado, eu não sei como […] como é que a gente vai jogar pesado para enfrentar a chamada indústria internacional do crime organizado.” Ou seja, luta de classes no combate a marginalidade. O famoso ‘tem muita gente presa no Brasil, é a segunda população carceraria do mundo’. Legislação frouxa e discurso bonito para ingles ver e votar.