Por José Mauro Batista / Editor do site Paralelo 29 (*)
O zagueiro Afonso Rossa, o Alemão, jogador do time sub-20 do Águia de Marabá (PA), morreu na tarde de sábado (18), na cidade de Parauapebas (PR), antes de uma partida válida pela Copa Pará. Alemão nasceu em Santa Maria.
O jovem zagueiro tinha 19 anos e era filho de Alberto Inda, natural de Uruguaiana, e da santa-mariense Mary Carla Rossa, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos anos 90.
Conforme sites de notícias esportivas, Alemão e seus colegas de time enfrentariam o Carajás, na tarde de sábado, em partida válida pela Copa Pará na categoria Sub-20.
Jovem velado em Porto Alegre
O pai de Alemão é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a mãe trabalha como fotógrafa. Colegas de faculdade e amigos do casal lamentaram a morte prematura do jogador.
“Temos um elo familiar. Nos mantivemos unidos todos esses anos e já passamos por momentos difíceis, mas essa dor é indescritível e incomporável. Estamos abalados, mas também unidos para suportar essa perda”, disse ao Paralelo 29 a jornalista Luciana Vaz, que se formou com Mary Carla.
Conforme colegas de turma de Mary Carla na UFSM, o velório de Alemão deveria ocorrer em Porto Alegre, cidade onde os pais dele moram.
O corpo do jovem tinha previsão de chegada em Canoas na madrugada desta segunda-feira (20). No entanto, houve uma mudança e a chegada deverá ocorrer em Caxias do Sul.
A despedida será no Cemitério Parque Jardim da Paz, na capital gaúcha.
Jogador passou mal no vestiário
Os jogadores haviam almoçado e foram para o vestiário para se preparar para o confronto contra o Carajás, pela Copa Pará Sub-20, quando Alemão passou mal. Ele teve uma convulsão e, em seguida, um ataque cardíaco.
O zagueiro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Em suas redes sociais, o Águia de Marabá divulgou nota de pesar e disse estar prestando toda a assistência à família.
Aposta do futebol brasileiro
Afonso Rossa, o Alemão, era considerado uma das grandes revelações de base do futebol brasileiro. Antes de se transferir para o clube do Pará, o garoto teve passagens marcantes por clubes gaúchos, como São José e Aimoré, e pelo futebol paulista, onde atuou pelo Jaú.
Quem o conhecia, apostava que o jovem teria uma carreira brilhante no futebol profissional, sendo apontado como uma das promessas do futebol brasileiro.
Alemão e seus companheiros de clube estavam se preparando para enfrentar o São Paulo pela Copa do Brasil da categoria sub-20, na próxima quinta-feira (23). O jogo será em Parauapebas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.