LUNETA ELETRÔNICA. Trânsito para a 81ª Romaria, aberto conta-gotas para duplicação da RSC-287
Licitação para obras em escolas, Vice e Memorando de Entendimento na Índia
Por Paulo André Dutra
* Com a proximidade da 81ª Romaria Estadual da Medianeira, a Secretaria de Mobilidade Urbana prepara mudanças no trânsito.
* No sábado (9), a partir das 6h30min haverá bloqueios parciais durante o trajeto da Rústica da Medianeira, com saída no Parque da Medianeira e trajeto pelas avenidas Medianeira e Avenida Dores.
* No domingo (10), interrupções a partir das 6h30min nos acessos à Avenida Rio Branco (sentido Bairro-Centro), Rua do Acampamento e à Avenida Medianeira até a Rua Duque de Caxias até as 12 horas.
* Os acessos à Avenida Medianeira, no trecho compreendido entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, serão bloqueados das 6h30min às 19 horas.
* Reforço também nas linhas do transporte coletivo para atender aos participantes da 81ª Romaria no domingo (10). Os pontos de ônibus do Bairro-Centro serão alterados antes e durante a procissão, assim como os itinerários do transporte coletivo.
* “Hoje é um momento emblemático”. Assim definiu o governador Eduardo Leite para o ato de assinatura para a duplicação dos primeiros quilômetros da RSC-287, nesta quarta-feira (6), em Santa Cruz do Sul.
* Dois pontos serão duplicados pela concessionária Rota de Santa Maria até agosto de 2025. Eles somam seis quilômetros, em Tabaí e Santa Cruz do Sul.
* A partir do quarto ano da concessão, está liberada a duplicação de trechos em Candelária e Novo Cabrais (km 137,58 ao km 141,49), Paraíso do Sul (km 156,46 ao km 157,48) e Santa Maria (km 231 ao km 232,54).
* Até o novo ano da concessão, 63% (ou 128 quilômetros) devem estar duplicados, contemplando todo o trecho de Tabaí a Candelária.
* Entre Novo Cabrais e Santa Maria, a duplicação só será obrigatória quando o tráfego da rodovia atingir o volume médio diário equivalente de 18 mil eixos nas duas praças de pedágio.
* R$ 2,3 milhões serão investidos pela Prefeitura para a reconstrução de uma escola e adequações em outras quatro. Os editais das licitações foram publicados na terça-feira (5).
* Uma delas é a EMEF Erlinda Minoggio Vinadé, no Bairro São João. Com problemas recorrentes nos últimos anos, a estrutura será demolida para a construção de um novo prédio no mesmo local.
* Já o segundo edital tem como objetivo garantir acessibilidade. Prevê a reforma das calçadas de quatro escolas: a Municipal de Aprendizado Industrial (EMAI, no centro), Darcy Vargas (Rosário), Lívia Menna Barreto (Camobi) e Santa Helena (Camobi).
* Líder da comitiva gaúcha na Índia, o vice-governador Gabriel Souza fez uma apresentação no seminário InvestRS, promovido pelo World Trade Center Mumbai nesta terça-feira (5).
* No encontro, a comitiva gaúcha participou de reuniões bilaterais a fim de iniciar relações que possam gerar resultados positivos para o Estado.
* Um dos destaques do evento foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Câmara de Comércio Indo-Brasileira e o World Trade Center Mumbai.
Bom alertar, este cronograma citado vai furar. Licitação é de porteira fechada, empresa não fez sondagens e, segundo ‘espertos’ a base da rodovia entre Tabai e Santa Cruz está toda detonada.
Dudu Milk ‘terceirizou’ a obra e marketeia em cima. Infelizmente para os reclamões de Santa Maria os marcianos não não duplicar toda a 287 numa noite e pagar a conta.