O pra lá de conhecido, no interior do partido, Enio Burtet, histórico militante peemedebista de Tupanciretã, onde preside a subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil, será eleito no próximo domingo o coordenador-presidente do PMDB na região centro.
O nome dele, e dos demais integrantes da Coordenadoria, foi consensual na reunião acontecida na noite de quinta-feira, em Paraíso do Sul. Da relação, composta por 14 peemedebistas, a seção santa-mariense da sigla entra com três. Para saber quem são eles, e obter também outras informações, acompanhe material distribuído pelo atual coordenador, o cachoeirense Marcelo Figueiró. A seguir:
“Eleição da Coordenadoria da Região Centro do PMDB tem Chapa única
Na noite de quinta feira (15), a Coordenadoria da Região Centro do PMDB reuniu, em Paraíso do Sul, presidentes de diretórios de nove municípios para organizar a chapa que comandará a organização no biênio 2011/2013. Estiveram presentes lideranças das cidades de Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Vila Nova do Sul, Santa Maria, Quevedos, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. A chapa, que foi a única inscrita para a eleição dentro do prazo, é composta por presidentes municipais, vereadores e outras lideranças da região.
Na reunião ficou definido que a nova executiva terá como presidente o Dr. Enio Burtet, de Tupanciretã. Burtet é o atual vice-presidente da organização e tem em seu currículo mandatos de presidente municipal do PMDB e vereador. Hoje, Enio também atua como presidente da OAB de seu município. Como vice-presidente da regional foi escolhido o atual Coordenador, Marcelo Figueiró, de Cachoeira do Sul. Figueiró foi presidente das Juventudes Estadual a Nacional do PMDB e atualmente comanda a Associação das Coordenadorias Regionais do PMDB.
Agora a chapa deverá se submeter a eleição direta dos filiados do PMDB da região. Esta é primeira vez que o partido escolhe as executivas das Coordenadorias Regionais através do voto direto. O pleito irá acontecer no próximo dia 25 em todas as 11 cidades da região, juntamente as Convenções Municipais, contando com a participação de centenas de filiados peemedebistas. Poderão votar aprovando a chapa todos correligionários com seis meses de filiação partidária.
Conforme o Presidente que deixa o cargo, Marcelo Figueiró, a eleição direta é um avanço para as Coordenadorias. “As eleições diretas das Coordenadorias ocasionarão uma grande mudança na representatividade do Coordenador. Até então, este era eleito por poucas dezenas de representantes municipais. Agora teremos o voto direto de centenas de filiados o que ampliará o respeito da Coordenadoria e fornecerá mais responsabilidades ao Coordenador”. Em relação ao mandato que finda Figueiró salienta: “Tenho muita honra de ter sido o Coordenador Regional do PMDB. Neste período elaboramos eventos, incentivamos o EAD, formamos núcleos setoriais, fomentamos a criação da Associação das Coordenadorias Regionais do PMDB, auxiliamos nas eleições municipais e estaduais e, principalmente, conseguimos fazer com que nossa organização fosse um elo entre nossos municípios e o PMDB estadual.”
Já o novo Presidente, Enio Burtet, salienta a representatividade da nova executiva: “Conseguimos compor uma chapa que integra todos os onze municípios da Região Centro. Com a colaboração destes companheiros tenho certeza que realizaremos um grande mandato”.
Veja abaixo a chapa que concorre a Coordenadoria da Região Centro do PMDB:
Presidente: Ênio Burtet – Tupanciretã (Ex-vereador, Ex-presidente)
Vice-Presidente: Marcelo Figueiró – Cachoeira do Sul (atual Coordenador)
2º Vice Presidente: José Gilmar Pereira Silva – Vila Nova do Sul (Presidente da Câmara de Vereadores)
Secretário Geral: Michael Giacomo – Santa Maria (Secretário da FUG)
1º Secretário: Antonio Valdir Padilha – Santa Maria (Tesoureiro Municipal)
2º Secretário: Paulo Gonçalves – Cachoeira do Sul (Presidente Municipal)
Tesoureiro: Nélio Marques – Júlio de Castilhos (Presidente Municipal)
1º Tesoureiro: Tonho Lousado – Paraíso do Sul (Secretário Municipal)
2º Tesoureiro: José Luiz Fonseca – São Sepé (Presidente Municipal)
1º Vogal: Robson Zinn – Santa Maria (Presidente Municipal)
2º Vogal: José Mauro de Arreal – Novo Cabrais (Vereador)
3º Vogal: Evanoi Rita Rodrigues – Quevedos (Presidente Municipal)
1º Suplente: Tuta Melchior – Cerro Branco (Presidente Municipal)
2º Suplente: Élio Sarturi – Dilermando de Aguiar (Presidente Municipal)”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Dr. Ênio Burtet…. Não tenho nada a ver com o PMDB, mas esse é, sem dúvida alguma, um grande nome… Parabéns…