ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. A sagração da nova matriz de Santa Maria, atual catedral

Isso é história!

1909, 3 de dezembro – A fim de sagrar a nova matriz, chega o bispo D. Cláudio José Ponce de Leão, que é alvo de calorosa recepção.

5 de dezembro É sagrada a nova matriz e atual catedral católica romana. Amanhece chovendo, mas não impede a reunião de grande massa de povo, inclusive caravanas de P. Alegre, S. Cruz, Cachoeira, Rio Grande, Rio Pardo, Bagé e Uruguaiana. Começa D. Cláudio a sagração às 8 horas e conclui às 11, quando o padre Caetano Pagliuca celebra a primeira missa no novo templo, em intenção dos benfeitores vivos e defuntos. Grandes festejos populares completam o programa do dia. Dados referentes à construção: planta de Francisco Dupras; projeto e construção das cúpulas do dr. Oscar Ewald (refiro-me às cúpulas anteriores às atuais); construtores dos alicerces: Manoel e Ascendino Caramez; construtores das paredes: Luís Grassi, Isidoro Grassi e Nicolau Pedicini, sendo que este só acompanhou os trabalhos até à altura de quatro metros; pintura: Martin Liz; e piso: Vitório Cortese.

8 de dezembro – D. Cláudio celebra a primeira missa pontifical na nova matriz, proferindo o sermão o padre Hipólito Costábili, vigário de Bagé.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo