LUNETA ELETRÔNICA. Ficha limpa engavetada, sonho dos 200 mil, esquerda e DCE, jovens do PMDB, 35 mil livros
* Previsto para ser votado na sessão do dia 19 de março, o projeto da lei da Ficha Limpa no âmbito da Câmara de Vereadores, se ESCAFEDEU.
* Misteriosamente, por acordo de lideranças, a proposta (que impedia a contratação de CCs com ficha suja pelo Legislativo), foi retirada da pauta. E sem explicações.
* Fontes do editor na Câmara usaram do habitual eufemismo (“ajustes”) para explicar o engavetamento. E até disseram que voltaria em abril.
* Salvo equívoco claudemiriano, o mês aludido terminou há exatos oito dias. Com o que, fica o dito pelo não dito. O diabo é que o editor tem memória. E arquivo. Pooois é.
* O cartório eleitoral (avenida Medianeira, quase esquina com Fernando Ferrari) funciona até às 7 da noite desta quarta-feira.
* O objetivo do horário estendido é receber os cidadãos interessados em regularizar seu título, transferir domicílio ou, mesmo, fazer o seu primeiro documento eleitoral.
* É, também, a última chance (por sinal bastante remota, para não dizer um sonho irrealizável) de Santa Maria alcançar os 200 mil eleitores.
* Desta forma, haveria a possibilidade legal de um segundo turno, se nenhum dos candidatos a prefeito atingir 50% mais um dos votos válidos (todos, exceto nulos e brancos).
* Atenção: para os que forem ao cartório, não esquecer do documento de identidade com foto e um comprovante (conta de água ou luz) de residência original.
* Um confronto de militantes de esquerda pelo comando do movimento estudantil na UFSM. Assim é a eleição para a direção do DCE, que acontece hoje em todos os campi da instituição.
* O resultado deve ser conhecido apenas na próxima madrugada, na disputa que tem como protagonistas as chapas “Vozes em Movimento” e “Caminhando Contra o Vento”.
* A primeira, de situação, tem em sua maioria integrantes que também militam no PT. E a segunda, de oposição, é composta majoritariamente, por militantes de PSOL, PCB e um grupo conhecido como “Luta Socialista”.
* Sem disputa, pois há chapa única tanto para a Seção Sindical quanto para o Sindicato Nacional, também vão às urnas (inclusive amanhã), os docentes da UFSM.
* No plano local, será eleita a chapa que tem como candidato a presidente o atual ocupante do cargo, Rondon de Castro. No federal, a diretoria será liderada pela docente do Amapá, Marinalva Silva Oliveira.
* Juventude do PMDB/RS se mobiliza para encontro estadual marcado para Santa Maria, no dia 2 de junho. Evento tem clara intenção de chamar os jovens para o pleito de outubro.
* Conforme material disseminado pelas redes sociais, estão confirmadas para o encontro da boca do monte, as presenças, entre outros, dos senadores Pedro Simon e Roberto Requião (PR) e do presidente estadual, Ibsen Pinheiro.
* Interessante é o tema definido para a reunião da JPMDB/RS: “Construa um Novo Brasil, Mude o Rio Grande, Trabalhe pela sua cidade!”.
* É só uma coincidência, claro, mas não deixa de ser curioso o fato de “Construindo um Novo Brasil” ser o nome da corrente majoritária do PT nacional. Se bem que, não custa lembrar, petistas e peemedebistas estão juntos. Lá.
* Estamos chegando a quase um terço da Feira do Livro. E, sim, já há o que comemorar, além da intensa participação popular no evento que toma conta da Praça Saldanha Marinho.
* Até segunda-feira, dia 7, segundo os dados divulgados pela Câmara do Livro, são 34,8 mil volumes comercializados. 3 mil além do vendido ano passado, no mesmo período.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Tá boa esta Feira do Livro! Como não posso deixar de cutucar… só espero que no ano que vem, as instalações elétricas fiquem mais protegidas.
É pedir muito? Não daria para colocar uma proteção, tubos, canos, conduites,… aquele horror de fita isolante assusta.
Espero, de verdade, sem maldade, que exista um RESPONSAVEL TÈCNICO pela instalações elétricas. O CREA poderia ver isto…