OBSERVATÓRIO. O primeiro laboratório de Análises Clínicas da cidade. E também tem o Centro Literário
Isso é história!
“1929, 9 de fevereiro – É inaugurado o primeiro Laboratório de Análises Clínicas, dirigido pelo dr. Ary Bento Costa, auxiliado pelo dr. Clementino Alves da Silva. Atualmente denomina-se Laboratório Ary Costa.
3 de maio – Um grupo de jovens funda o Centro Literário Lobo da Costa, com a seguinte diretoria: prof. João Freiner, presidente; João Carlos Gomes da Silveira, 1° secretário; Isaac Melzer, 2° dito e Rubens Belém, bibliotecário. Haviam pensado em uma academia de letras com quinze cadeiras. Depois, resolveram fixar em igual número o total de sócios, que deveriam inscrever-se até 12 de maio, apresentando um trabalho inédito, cujo mérito seria julgado por uma comissão integrada por João Belém e pelas professoras Marieta Roth e Margarida Lopes. Pela falta de notícias posteriores, creio que não passou do ato de fundação.”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
Santa Maria tem pouca bibliografia histórica. Outro dia, o Antonio Candido entrevistou o José Brenner no programa dele. Por alto saiu um comentário de que o livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho” estaria sendo revisado e sairia uma nova edição. Só que não disseram em que pé estava o serviço e nem quando ficaria pronto.