OBSERVATÓRIO. Santa Maria em 30-quartel solidário
Isso é história!
“1930, 3 de outubro – …As repartições federais foram ocupadas e começaram as prisões dos elementos civis contrários à revolução ou suspeitos, entre eles o dr. Alá Xavier de Sousa, funcionário federal, o chefe d Telégrafo Nacional, Casimiro Cunha, e a totalidade dos seus funcionários, bem como alguns oficiais do exército. Os comandantes do 7° R. I., cel Guilherme Ribeiro Cruz, e do 5° R.A.M., ten.cel Oscar Lisbôa Campelo, não foram encontrados.
No centro da cidade era grande o movimento de civis, enquanto muitos se apresentavam para tomar armas.
Entrementes, emissários entravam em contato com o 7° R.I. e o 5° R.A.M., a fim de obterem um pronunciamento. Grande era a expectativa e não menores os preparativos para enfrentar-se a contra-revolução, porque se temia a negativa do 5° R.A.M., cujo comandante declarara-se disposto a lutar até ao derradeiro cartucho.
Antes da meia noite, o 7° R.I. declarava-se solidário com a revolução…((SEGUE)”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.