ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Santa Maria e a volta das reduções

Isso é história!

A coluna foi às considerações preliminares de Romeu Beltrão, para entender o nascimento de Santa Maria:

 “1638 – Escapando à destruição bandeirante, as reduções remanescentes são transferidas para a mesopotâmia Paraná-Uruguai, estando entre elas as de São Miguel (primeira) e de São Cosme e São Damião.

Janeiro (21 ou 22) de 1680 – Fundação da Colônia do Sacramento, defronte a Buenos Aires, marcando o início das hostilidades entre espanhois e portugueses.

1682 – Algumas reduções começam a retornar ao território rio-grandense, formando os Sete Povos. A de São Miguel (segunda) transforma-se em capital das Missões e ainda hoje ostenta as ruínas que proclamam sua passada grandeza. A de São Cosme e São Damião não retornou. Segundo Aurélio Porto, no local onde se eregueria a cidade de Santa Maria existia um posto da estância de São João Batista ou São João Velho”

(Da novíssima, editada este ano pela Editora UFSM, terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo