CidadaniaIgreja

FÉ E CIDADANIA. Comunidades Eclesiais de Base pretendem reunir mil pessoas em São Pedro do Sul

No encontro da boca do monte, ano passado: presença maciça dos integrantes das CEBs
No encontro da boca do monte, ano passado: presença maciça dos integrantes das CEBs

No ano passado, a sede do encontro foi em Santa Maria. Agora, será na cidade vizinha. A ela devem acorrer cerca de mil integrantes das Comunidades Eclesiais de Base vinculadas aos 26 municípios integrantes da arquidiocese católica da boca do monte.

O que vai acontecer, afinal, em São Pedro do Sul? Acompanhe no material (texto e foto de arquivo) produzido pelo jornalista Maiquel Rosauro, em trabalho voluntário ao qual o sítio adere. A seguir:

Encontro de CEBs vai reunir cerca de mil pessoas em São Pedro do Sul

O 18º Encontro Arquidiocesano de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) será realizado entre os dias 5 e 6 de outubro, em São Pedro do Sul. Irão participar cerca de mil pessoas provenientes dos 26 municípios que formam a Arquidiocese de Santa Maria. O tema do evento será “Profecia e justiça a serviço da vida”. 

Segundo Iria Maria Balzan, que faz parte da coordenação da equipe de articulação de CEBs, todos os participantes do encontro que vierem de outras cidades irão ficar em casas de famílias são-pedrenses. A maior caravana deve ser de Santa Maria, com cerca de 170 pessoas.

– O povo de São Pedro está de parabéns, pois faz muito tempo que eles estão se organizando. Já conseguimos hospedagem para todos os participantes – comemora Iria.

O evento será realizado no ginásio próximo à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. No ginásio, também serão servidos os almoços. Já o jantar de 5 de outubro será junto às famílias que receberem os visitantes.

– O objetivo do Encontro de CEBs é nos reunir para se reanimar e depois viver na comunidade com mais fé, convicção e esperança – projeta Iria.

Conforme o pároco de São Pedro Sul, padre Dalvino Dal Molin, mais de 800 famílias de diversas comunidades de São Pedro do Sul irão receber visitantes.

– Estamos aguardando jovens, casais, adultos, padres e irmãs. Este é um evento importante porque as CEBs estão de acordo com o que disse o Papa Francisco no Rio de Janeiro. A questão do cuidado com os pobres e de estar no meio do povo vão nortear o encontro – explica o padre.

O evento é realizado a cada dois anos. Em 2011, ocorreu em Formigueiro. Já em 2015, será a vez de Restinga Sêca receber a 19º edição. 

Mais informações sobre o 18º Encontro Arquidiocesano de CEBs podem ser obtidas no site www.facebook.com/18encontrodecebs ou pelo fone (55) 3028-3842. 

Encontro estadual ocorreu em Santa Maria

Em julho do ano passado, Santa Maria sediou o 13º Encontro Estadual de CEBs. Na ocasião, cerca de 1,6 mil delegados de CEBs de quatro arquidioceses e 14 dioceses participaram do evento.

O que são CEBs?

As CEBs são comunidades reunidas geralmente em função da proximidade territorial, compostas por membros vinculadas a uma igreja, cujo objetivo é a leitura bíblica em articulação com a vida. Estas comunidades impulsionaram a criação de clubes de mães, associações de moradores, inserção no movimento operário, e outras iniciativas que fortaleceram o movimento social. Durante a luta contra a Ditadura Militar, deram uma grande contribuição à redemocratização do Brasil.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo