LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e ferroviários, gestora dos HUs, Pozzobom, feirão colonial, LIC Santa Maria
* Só há um requerimento a ser votado na sessão desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Adivinha o que é solicitado. Errou? Nãããão é uma moção.
* Mas também não é exatamente uma novidade. Será instalada maaais uma frente parlamentar. Conforme o Boletim Legislativo 65/2013, que traz a Ordem do Dia, ela será “de Incentivo à Saúde”. Quem a requer são “Ver. Tavores e outros”.
* Diante disso, noves fora eventuais discursos, sobram mesmo duas coisas importantes para acontecer no parlamento, durante a reunião plenária.
* Uma é a (justa) homenagem aos ferroviários aposentados (31 de outubro é Dia do Ferroviário), no Expediente Nobre solicitado pelo vereador Pastor João Chaves, do PSDB.
* A outra é a Tribuna Livre. Nela falará um representante da CUT, que falará sobre o Dia do Servidor Público e contrário à empresa gestora dos Hospitais Universitários.
* O deputado Jorge Pozzobom recebeu, na Assembleia, representantes de empresas distribuidoras e redistribuidoras de agroquímicos no RS, que pediram apoio a projeto de lei do deputado estadual Gilmar Sossela .
* A proposta dispõe sobre localização dos estabelecimentos revendedores e/ou distribuidores tóxicos e será distribuída à Comissão de Constituição e Justiça, da qual Pozzobom é membro.
* O tucano se comprometeu a fazer avaliação jurídica do projeto. “Na CCJ, teremos que julgar se o projeto atende às exigências legais, se não fere normas hierarquicamente superiores, nem interfere na competência de legislar de outro poder.”
* Já a sua aplicação da lei deve ficar para ser debatida nas comissões de mérito”, o que deve acontecer em seguida, disse o parlamentar.
* Aliás, Pozzobom, também nesta quarta, participou do ato de apoio ao PL 229/2013, que cria o Sistema Estadual de Direitos Humanos. Ele é relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça e já adiantou que dará parecer favorável.
* A previsão do deputado é de que a matéria possa ser votada pela comissão no próximo dia 10, abrindo a possibilidade para que, ainda em novembro, seja aprovada em Plenário.
* “Direitos Humanos não têm partido. Sou favorável à instituição do Sistema Estadual e estou analisando cuidadosamente seus artigos para que, caso haja alguma inconstitucionalidade, possamos resolver por meio de emenda, para garantir a celeridade”, concluiu.
* Mesmo com o feriado de Finados, no sábado, dia 2, está confirmada a realização do Feirão Colonial, no Centro de Referência da Economia Solidária Dom Ivo Lorscheister.
* O tradicional evento, promovido pelo Projeto Esperança/Cooesperança em conjunto com os grupos de economia solidária acontece entre 7 e 11 e meia da manhã.
* Atenção empreendedores culturais. Acaba nesta quinta, 31, o prazo para entrega de projetos a ser beneficiados pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) em 2014.
* O protocolo deve ser realizado na Secretaria da Cultura, localizada na Gare da Viação Férrea, das 8 da manhã às 4 da tarde. Os telefones para contato são 3217-2395 e 3221-8700.
* A oportunidade (como consta em nota DIVULGADA pela Prefeitura) é para empreendedores previamente aprovados, e em dia com as obrigações previstas em Lei.
* Também vale, acrescente-se, para novos empreendedores Culturais, que devem se cadastrar via internet, no site da Prefeitura de Santa Maria, no link: http://www.santamaria.rs.gov.br/?secao=cmec.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.