EXCLUSIVO. Pimenta assume possível candidatura a prefeito em 2016. E Helen vai concorrer à Assembleia
A impressão do editor é que tudo foi, digamos, definido em Brasília – onde, a partir de quinta-feira e ao longo do final de semana, aconteceu o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. No entanto, a convicção acerca dessa decisão deve ter sido formada ao longo do tempo e consolidada, imagina-se, no momento em que se teve a certeza de que não há mais qualquer risco jurídico em torno de uma candidatura da ex-vereadora e ex-concorrente do PT à Prefeitura de Santa Maria, Helen Cabral.
Ao fato, ao qual o editor teve acesso exclusivo. A corrente PT Amplo e Democrático, majoritária no partido na boca do monte, e que tem o deputado federal Paulo Pimenta como a principal liderança, está encaminhando a candidatura de Helen à Assembleia Legislativa, no próximo ano. O que era previsível, na medida em que ela estaria liberada legalmente. A novidade, no entanto, é outra: Pimenta, afora concorrer à reeleição (e não ao Senado, como chegou a cogitar-se) e firmar-se como liderança estadual do PT, cogita a possibilidade de ser candidato a prefeito de Santa Maria em 2016.
Epa, opa! Isso seria uma mudança e tanto em relação ao que se coloca hoje. Em edição recente do jornal A Razão, o secretário estadual de Justiça, Fabiano Pereira, também candidato a deputado federal, declarou estar disposto a buscar o lugar de Cezar Schirmer, na cadeira principal do Palacete da SUCV.
Vamos combinar: Fabiano teria escassas chances, hoje, de chancelar essa postulação, sem apoio interno de Pimenta. Que até viria em 2012 (mas o hoje secretário preferiu recusar) e poderia chegar em 2016. Mas, diante da própria manifestação do atual deputado federak, que quer ser prefeito, como vai ser?
Resumo da opera: Helen concorre a deputada estadual; Pimenta a federal em 2014 e a prefeito em 2016 – se até lá for esse o entendimento da corrente PT Amplo. E, com isso, se agita o meio politico de Santa Maria. Afinal, como se sabe, diferente do comum dos mortais, o politico pensa nas duas, três ou até quatro eleições adiante.
Deus nos livre do mal! Pimenta na Prefeitura???kkkk Helen candidata a Deputada soma, mas é muita fraca, o PT deve ter nomes melhores
@
Wilson Gottardo
Equivoco, crasso o seu. Goela abaixo, era no tempo de Rodrigo Cambara, e creio não era bem assim.
Hoje você vota ou não, em quem quiser ou não quiser, a isto chama-se democracia.E o Voto, é o senhor, deste processo.
O tom dos comentários demonstram o medo que a situação e seus asseclas tem do Pimenta. Ele ou o Valdeci seriam imbatíveis em 2016.
@Aline oliveira
“Que ódio ver a cidade onde nasci se perder deste jeito’
E esta inerte assim, desde janeiro de 2013,que aconteceu naquele mes.??
Creio, que foi a Medusa,com seu olhar, que paralisou todo executivo.
helen candidata a deputada? mas tão querendo por “goela abaixo” de qualquer jeito
Me poupe!
Pimenta de prefeito! Esse senhor não passa de um ilusionista do partido do governo, faz um monte de alarde e nada de concreto.
A Manuela trouxe mais verba pra cidade do que ele como deputada, sem comentar que já foi provado nas urnas que a cidade não o aceita como prefeito.
Mas convenhamos……..
Se tem o Fabiano tivesse ido antes o fiasco seria muito menor porque a Helen não tem bagagem, preparo e muito menos empatia com ninguém.
Mas no PT é assim, os caciques sempre se ajeitam.
Que ódio ver a cidade onde nasci se perder deste jeito.
Ela é Helen! O pior jingle que já circulou nas campanhas da boca do monte… Ater osso Bom soaram melhor… Tinha, que mostrar a foto e dizer que ELA era a Helen.
bem…
Fabiano se for esperto sobe. Ou fica como estadual ou começa a alinhavar um mandato federal.
Pimenta se tentar senado leva. E se tiver realmente tino político, tentará o Piratini no futuro – e que se melhor que o Tarso, que tá dando alegrias pro PSDB.
Helen deveria estar ainda chorando no cantinho por ter permitido que fosse ao ar aquela campanha vergonhosa do ‘Ela é Helen’. E humildemente fazer uma tentativa de representar o povo na câmara dos vereadores, porque mais que isto, sem chances.
Olha, só se for por falta de candidato, mesmo. O pimenta não se cria na cidade. O PT que a população quer é outro, se é que me entendem.
Helen não se elege, mas soma votos na legenda. A briga por uma cadeira na AL vai ser feia.
A grande constatação é que os partidos da base aliada (nacional) viram suas bancadas diminuírem e a do PT aumentar.
Eleição para prefeito está em aberto. Se Fabiano não se elege e Pimenta vai para a prefeitura, SM fica sem deputado federal. Prejuízo considerável.
Caso alguém não tenha visto, SM é uma aldeia que parece estar numa ilha cercada por uma cúpula que a isola do mundo exterior, os prefeitos andaram agitando BSB mês passado para aumentar o FPM em 2%. Coisa pouca, uns 6 bilhões para ser dividido entre todos. Não levaram, óbvio.
Concordo com a Maria Cristina Khoury, o Pimenta como Senador da República seria muito melhor para Santa Maria e região. Mas no entanto, Pimenta e Fabiano deputados federais, Helen e Valdeci deputados estaduais, Santa Maria ganharia MUITO mais. Helen é a novidade, é a aposta de renovação na política. Seus discursos como candidata a prefeita mostraram sua força de vontade e capacidade. Penso que esta merece uma cadeira no legislativo estadual. A mesma foi uma excelente vereadora. Aposto que também seria uma excelente deputada.
O Pimenta com meio mandato é melhor do que muitos com 5 mandatos de deputado federal e mais dois de prefeito….e outros que tentam ser federal e que vao ter que tatear mto se um dia conseguir colocar os pe em brasilia
Engraçado que não há uma só frase que saiu da boca do protagonista da nota. A nota se baseia no que a corrente está encaminhando. Mas quem é o dono da voz da corrente?
Concordo com o Sr. Neruda, acho isso o MAIOR GOLPE eleitoral que existe inclusive nos municipios, qdo o Candidato se elege Ver. e logo assume uma Secretaria
Não votarei no sr. Pimenta para deputado, pois não quero um de MEIO MANDATO.
Vou esperar para não votar nele em 2016, mas daí o farei por convicção.
Um candidato de MEIO mandato deveria ser proibido. Um politico que se elege NÂO poderia pleitear outra vaga durante seu mandato, e nem assumir secretarias. A lógica é que se ele se apresentou para um mandato, uma vaga, que permaneça até o fim.
Gostando ou não, penso que o Pimenta continuará sendo bem mais útil lá da Câmara dos Deputados. Já a Helen, que vá se enxergar.
Belíssima novidade até que enfim teremos uma possivel renovação na politica santamariense com Helen concorrendo e se consolidando na politica , que convenhamos como faz falta na camara municipal , e Pimenta sera´o candidato ideal a prefeitura.
Purfaaaa quem conhece a figura. … Era o q faltava. Ainda bem que estarei aposentada e não vou precisar conviver com essa figura outra vez.
Ser ser prefeito? Estão nao votarei para deputado, voto direto no suplente, pois natural deputado de meio mandato.
é um bom nome, mas pelo potencial político seria uma grande representatividade de nossa cidade se fosse eleito Senador. É esperar prá ver no que dá isso tudo.