TECNOLOGIA. R$ 2 milhões para Tecnoparque. Troco foi liberado pelo governo gaúcho. Convênio já assinado
Os recursos são provenientes da secretaria estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e garantem a implantação, no Tecnoparque de Santa Maria, do Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento de Simuladores, CETESIM.
Para saber mais do convênio e do ato de assinatura, que aconteceu nesta terça-feira. Acompanhe o material produzido pela assessoria de comunicação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. O texto é de Marielle Flôres, com foto de Divulgação (SCIT). A seguir:
“Convênio destina mais de 2 milhões de reais para implementação de Centro de Desenvolvimento de Simuladores no Santa Maria Tecnoparque
Foi assinado nesta terça-feira, 17, o Convênio entre o Santa Maria Tecnoparque e a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – SCIT, do Estado do Rio Grande do Sul, referente à Implantação do Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento de Simuladores – CETESIM, no Tecnoparque. Estavam presentes no ato da assinatura, a Diretora Presidente, Nilza Zampieri, e o Diretor Administrativo Financeiro, Vilson Serro, pelo Santa Maria Tecnoparque e a Secretária Adjunta, Ghissia Hauser, pela SCIT.
Na manhã desta quarta-feira, 18, o Coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Universidade Federal de Santa Maria, Sérgio Jahn, representando o reitor Felipe Müller, também assinou o convênio, pela UFSM.
O projeto foi aprovado no âmbito do edital SCIT nº 002/2013 e vinculado às ações do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos – PGTec e destina R$2.129.441,40 da SCIT/RS. Além deste valor, o Santa Maria Tecnoparque ainda conta com recursos financeiros da Prefeitura Municipal, através da Lei Municipal de Inovação, e com contrapartida de pesquisadores e outros profissionais da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro Universitário Franciscano e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM. O projeto também tem o apoio da 3ª Divisão de Exército e do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais.
Com a assinatura desse convênio, será possível dar início às operações do Santa Maria Tecnoparque, incluindo a montagem dos laboratórios de informática, simulação e prototipação, auditório, salas de reuniões, aquisição de um gerador, entre outros itens do projeto.
Segundo a Diretora Presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, esse convênio é fundamental para consolidar o projeto de desenvolvimento de um Polo de Defesa em Santa Maria:
– O Santa Maria Tecnoparque é o ambiente mais propício para concretizar um espaço de inovação que fará de Santa Maria e região uma referência na área da indústria e da defesa por conta do desenvolvimento desses simuladores.
CETESIM
O projeto CETESIM – Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento de Simuladores – tem por objetivo montar uma infraestrutura de alta tecnologia para o desenvolvimento de simuladores, focados na área de indústria e defesa, dentro do Santa Maria Tecnoparque.”
Aproveitando a linha continua do Governo do Estado Gaúcho Secretario Mainardi sai ou não sai do Governo após notícia:
“A Justiça Federal determinou a indisponibilidade dos bens do atual prefeito de Bagé, Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos (PT), e do ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi, atual secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul. Cabe recurso. Fica a pergunta no AR!