OBSERVATÓRIO. O “barulho” da democracia e a virtual impossibilidade de greve este ano na UFSM
ATUALIZAÇÃO: as notas abaixo foram produzidas (e foram à gráfica) antes do anúncio, no início da noite passada, da mudança de candidato a Presidente do PSOL, como o sítio publicou AQUI.
Luneta
O “barulho” de uma campanha eleitoral é próprio da democracia. Faz bem. Que ninguém perca isso de vista, quando se pregar uma campanha “limpa”.
Perceba: são coisas diferentes. E possíveis. Isto é, dá pra chamar a atenção para a ideia e o autor dela, sem que se suje a cidade. É a proposta. Tomara que vá adiante.
A poucos meses da eleição, poucos duvidam: candidatos locais à Assembleia vão disputar 120 mil votos. Outros 30 mil irão para forasteiros.
Para a Câmara, a conta é um pouco diferente. Sobrarão 40 mil votos para os demais da cidade e os forasteiros. Os restantes serão dos petistas Paulo Pimenta e Fabiano Pereira.
Já houve desmentidos. Porém, segue firme a especulação em torno da possível desistência do senador Randolfe Rodrigues, ainda candidato do PSOL à Presidência.
Rodrigues, por conveniências regionais, disputaria o governo do Amapá. A luta pelo Planalto seria assumida pela hoje candidata a vice-presidente, a gaúcha Luciana Genro.
A decisão foi nacional. Mas obviamente respaldada pelas assembleias em cada Universidade, inclusive a de Santa Maria.
O fato objetivo é: inexiste mobilização capaz de suportar uma greve dos docentes, embora pudesse ser o desejo da central sindical oposicionista ConLutas.
Resumo da ópera: aparentemente, pelo menos neste ano não há possibilidade de paralisação das aulas na UFSM. Neste ano, bem entendido.
Marcha lenta no Legislativo, de alto abaixo. E no Executivo – de lá até cá. Vamos combinar, é algo “normal” em tempos de Copa. Vale para qualquer lugar em que aconteça. Imagina, então, quando é em casa.
Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), curtir sua página no Facebook (www.facebook.com/siteclaudemirpereira) e ler o site www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.