MESTRES 2014. Uma mostra e tanto abre amanhã, no Museu de Arte. E os artistas são de Santa Maria
Faz parte do Mês da Cultura. E é com gente que atua na academia mas traz o seu trabalho investigativo, instigante e de qualidade para o lado de cá. Ok, ok, ok, a frase é por conta e risco do editor. Mas, creia, talvez faça sentido.
O fato é que se trata de uma exposição imperdível, para quem gosta de arte. Os detalhes chegam através da assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Vera Jacques e a imagem é do catálogo do 9º Simpósio de Arte Contemporânea. Acompanhe, a seguir:
“Arte e contemporaneidade: Sala Iberê Camargo recebe, a partir desta quarta (20), Exposição Mestres 2014
A Sala Iberê Camargo, equipamento cultural que faz parte do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), será palco, a partir desta quarta-feira (20 ) até o dia 29 deste mês, da Exposição Mestres 2014. A mostra, que terá sessão de abertura na quarta, às 17h30, apresenta artistas como Carlos Donaduzzi, Cleandro Tombini, Elias Maroso, Maristela Eisenberg e Simone Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/PPGART. A Exposição Mestres 2014 é uma promoção e realização do PPGART, com apoio da Prefeitura de Santa Maria. A Sala Iberê Camargo está localizada no 2º andar do Arquivo Público Municipal, na Rua Appel, 900.
Utilizando-se de Linguagens artísticas diferenciadas, como desenho, pintura, fotografia, vídeo e arte digital, os artistas desenvolvem uma pesquisa em poéticas visuais, fundamentada no diálogo entre a arte e a contemporaneidade. Carlos investiga a fotografia no ambiente aquático para retratar em cada imagem cenas do cotidiano, gerando um estranhamento como, por exemplo, tomar café embaixo d`água. Cleandro Tombini propõe a construção de um campo pictório tridimensional acumulando matéria, contrapondo objetos reais, a fim de revelar uma profundidade ilusória.
Elias Maroso projeta uma animação digital em 3D, explorando composições volumétricas, atento à estética das intervenções urbanas. Maristela Eisenberg trata a pintura como uma experiência pessoal sobre a temporalidade, evidenciando a repetição e a diferença na série Transeuntes. Simone Rosa apresenta o vídeo Invenção de Paisagens Urbanas, no qual também propõe cruzamentos temporais entre o tempo da arte, o tempo da vida cotidiana, a impossibilidade de voltar no tempo, o cruzamento destes tempos, desconstruindo-os. Conforme análise da curadora, Nara Cristina Santos, Mestres 2014 aproxima da comunidade santa-mariense a investigação desenvolvida no âmbito acadêmico, contribuindo para a formação artístico-cultural da região…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Achei sensacional, e vou ter que visitar para ver de perto e sentir as vibrações da emoção de olhar.