OBSERVATÓRIO. Uma estrada para São Martinho
Isso é história!
“13 de dezembro de 1847 – O presidente da Província, Dr. Manuel Antônio Galvão, é autorizado a mandar ‘melhorar a Picada de São Martinho e a de Santa Maria da Boca do Monte, que sai no fundo do campo do Major (João) Batista (de Oliveira) Mello, ou abrir outra onde for mais conveniente’, podendo gastar até 10 contos de reis na primeira e três na segunda, pela Lei n. 124 (Colaboração de Guilhermino Cesar).
Trata-se da estrada que então ia até a atual Vila de Boca do Monte a São Martinho, que foi apenas consertada, ou teria sido porque a partir daquela época, com o estabelecimento da devoção a Santo Antão Abade, no Campestre, começou a ser abandonado o trecho entre o Passo do Arroio Água Negra, junto ao Cerro de São Miguel, e Boca do Monte, hoje totalmente desprezado.
Na planta da Freguesia de Santa Maria da Boca do Monte, mandada levantar pelo Presidente Soares de Andréa,… já aparece a estrada de rodagem da Água Negra a Boca do Monte, passando pelo Campestre, sinal de que a Lei n. 124 não chegou a ser cumprida integralmente e algo deve ter sido alterado pelo sucessor do Dr. Manuel Antônio Galvão.”
(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
A coisa já era ENRROLADA em 1847 !!!! Continua até hoje, só mudaram os figurantes !!!!