CidadaniaMulher

PRISÕES. Levantamento do Ministério da Justiça diz que país tem 580 mil detentos: 37 mil deles, mulheres

Brasil em 5º lugar na lista dos 20 países com maior população prisional feminina do mundo
Brasil em 5º lugar na lista dos 20 países com maior população prisional feminina do mundo

Pessoalmente, o editor não entende muito bem como a Tailândia pode estar no ranking à frente do Brasil. Não, não é ironia. É curiosidade, mesmo. De todo modo, apenas esse país asiático e mais a Rússia, a China e os Estados Unidos têm mais presidiárias que o Brasil. Não é um número exatamente agradável, como não é, também, claro, o número total de detentos homens.

Tudo isso, e muito mais, está disponível no levantamento feito pelo Ministério da Justiça e que está sendo divulgado nesta quinta-feira, tendo como base junho do ano passado. Vale conferir, a propósito, o amplo material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Michèlle Canes, com foto de Marcello Casal Jr. A seguir:

“Número de mulheres presas cresceu mais de 500% no Brasil nos últimos 15 anos

A população penitenciária feminina no Brasil apresentou crescimento de 567,4% entre 2000 e 2014, enquanto a dos homens, no mesmo período, foi 220,20%. A informação está no primeiro relatório nacional sobre a população penitenciária feminina do país, divulgado hoje (quinta, 5) pelo Ministério da Justiça. O estudo Infopen Mulheres é baseado nos dados do último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) e contém dados de 1.424 unidades prisionais em todo o sistema penitenciário estadual e federal relativos ao mês de junho de 2014.

Segundo o Infopen, a população prisional brasileira no Sistema Penitenciário em 2014 era 579.781 pessoas, levando em consideração as prisões estaduais e federais. Desse total, 37.380 são mulheres e 542.401, homens. O estudo mostra que, em números absolutos, o Brasil está em quinto lugar na lista dos 20 países com maior população prisional feminina do mundo em 2014, atrás dos Estados Unidos (205.400 detentas), da China (103.766) Rússia (53.304) e Tailândia (44.751).

A pesquisa traça um perfil da população feminina presa no Brasil e mostra que cerca de 50% têm de 18 a 29 anos. A maioria, duas em cada três presas, é negras. Outro ponto analisado pelo levantamento é o motivo da prisão. “O encarceramento feminino obedece a padrões de criminalidade muito distintos, se comparados aos do público masculino. Enquanto 25% dos crimes pelos quais os homens respondem estão relacionados ao tráfico, para as mulheres essa proporção chega a 68%. Por outro lado, o número de crimes de roubo registrados para homens é três vezes maior do que para mulheres”, diz o texto.

Com relação à escolaridade, as mulheres apresentam condições melhores que a dos homens presos. Entre elas, 50% não concluíram o ensino fundamental, sendo que a taxa entre os homens é 53%. O índice de analfabetismo também é menor. “Apenas 4% das mulheres encarceradas são analfabetas, contra 5% dos homens; 11% concluíram o ensino médio, contra 7% dos homens”, acrescenta o relatório…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Mas neste número certamente não estão incluídos os "ANJOS POLÍTICOS" que deveriam estar encarcerados pelos crimes de CORRUPÇÃO.

  2. Caso claro de discriminação, deveriam haver no mínimo 250 mil mulheres presas.
    Os 580 mil detentos representam 0,3% de uma população de 204 milhões de habitantes. Pelo estado que está a segurança pública, muito pouca gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo