Eleições 2016JudiciárioPartidosPolítica

ELEIÇÕES. Enfim, uma decisão. Em uma semana se saberá o futuro de José Farret na disputa de outubro

Farret descobriu por acaso em setembro de 2015 que está inelegível. Agora, recorre à Justiça
Farret descobriu por acaso em setembro de 2015 que está inelegível. Agora, recorre à Justiça

É verdade que não se trata do último recurso possível. O vice-prefeito José Farret, se não vitoriar-se junto ao Tribunal Regional Federal (TRF4), ainda poderá buscar o que considera seu direito junto ao Superior Tribunal de Justiça ou, mesmo, ao Supremo Tribunal Federal. No entanto, aí será impossível uma decisão antes de outubro.

Então, fiquemos assim: será no dia 10, a data marcada para o julgamento no TRF, o prazo final para saber-se do destino eleitoral de Farret, o candidato preferido do prefeito Cezar Schirmer para a sua sucessão. Aí, acaba o trololó e tudo terá que se encaminhar. A propósito dessa situação toda, do ponto de vista jurídico, vale conferir o material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Joyce Noronha, com foto de Gabriel Haesbaert. A seguir:

Recurso de José Farret será julgado pelo TRF no dia 10 de março

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informa que o julgamento da revisão criminal do vice-prefeito, José Haidar Farret (PP), está marcado para dia 10 de março, às 14h. O advogado criminalista Daniel Tonetto, contratado pelo PP, explica que se for considerado procedente, todos os efeitos da sentença de Farret acabam.

Porém, se for considerado improcedente, Tonetto vai recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), ambos em Brasília, mas não acredita que terá tempo hábil para que o progressista se apresente como candidato ao Executivo no pleito deste ano. O advogado, porém, diz que agora a única opção é aguardar o dia do julgamento para ver como a situação se desenrola.

TRANQUILIDADE

Por sua vez, Farret diz que aguarda o julgamento com expectativa e com a consciência tranquila. “Vou aguardar tudo com muita humildade e com a certeza de que o que eu fiz não lesou qualquer órgão público”, comenta. A reportagem questionou se o vice-prefeito seria candidato em outra eleição, caso não possa concorrer este ano, Farret se limitou em dizer que “aí é outra etapa”.

RELEMBRE

Em dezembro 2012, a Justiça Federal de Santa Maria condenou o vice-prefeito José Haidar Farret (PP) a um ano e nove meses de prisão por estelionato. A condenação foi substituída por prestação de serviços à comunidade mais uma multa de 20 salários mínimos. Na época, Farret foi defendido pelo advogado da coligação PMDB/PP.

Em setembro de 2015, Farret foi ao Cartório Eleitoral para renovar o título de eleitor e descobriu que estava inelegível. Ele foi informado de que poderia votar, mas estava impedido de ser votado, não podendo, portanto, concorrer em 2016. Em novembro do ano passado, o PP Santa Maria contratou o advogado criminalista Daniel Tonetto para tentar reverter a situação de Farret para, que assim, ele possa ser o candidato ao Executivo.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo