JudiciárioMinistério PúblicoPolítica

LULA NA PF. Para Ministro do STF, Moro “atropelou as regras”. “Não somos justiceiros”, disse Marco Aurélio

Ações do juiz implicam em retrocesso, e não em avanço para a sociedade, fala Marco Aurélio
Ações do juiz implicam em retrocesso, e não em avanço para a sociedade, fala Marco Aurélio

No JORNAL DO BRASIL, com foto de NELSON JÚNIOR (Divulgação/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello criticou as últimas ações do juiz Sergio Moro, em entrevista à coluna de Monica Bergamo, na Folha de S.Paulo. O ministro da mais alta Corte do país afirmou que “só se conduz coercitivamente o cidadão que resiste e não comparece para depor”.

“Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirma ele.

Marco Aurélio disse à Folha que é preciso “colocar os pingos no is’, em relação à investigação, mas que não se pode atropelar a lei. “O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes”.

O ministro também ironizou o argumento de Sergio Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula. “Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força”, segue o magistrado. “Isso implica em retrocesso, e não em avanço”.

Para Mello, Moro “estabelece o critério dele, de plantão”, o que seria um risco. “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros”, alertou. “Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão? O chicote muda de mão. Não se avança atropelando regras básicas”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo