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SÃO SEPÉ. Secretaria de Educação apresenta relatório sobre condições de escolas estaduais

Instuições presentes no município necessitam de reformas

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Sepé

Todas as escolas estaduais de São Sepé necessitam de reformas: essa é a conclusão do Relatório das Condições Estruturais apresentada pelo Governo do Estado nesta semana. Em audiência com o diretor geral da Secretaria Estadual da Educação, Paulo Burmann, o prefeito João Luiz Vargas organizou nesta semana uma agenda para visita nas edificações e buscou os projetos para as obras emergenciais. O encontro foi na quarta-feira (15).

“Colocamos a Prefeitura à disposição para ajudar como for possível, não existe ao criança estadual ou criança municipal. Toda a Educação é problema da comunidade, dos professores, dos pais, do Governo Estadual e da Prefeitura “, disse João Luiz.

Diferente das escolas estaduais, que necessitam de reformas urgentes, todas as 15 escolas municipais já estão em obras, com reformas hidráulicas e elétricas, revisão de telhados, ampliações e qualificação dos espaços de lazer.

Para os prédios estaduais, o governo do Rio Grande do Sul realizou um diagnóstico de problemas de infraestrutura e de necessidade de reformas. Os dados mostram que, das 2.311 escolas estaduais analisadas, apenas 99 estão adequadas e não precisam de obras.

São quatro níveis estabelecidos pelo governo, de 1 a 4, sendo 1 o nível adequado, e o 4 o nível totalmente inadequado para utilização.

As escolas estaduais de São Sepé foram caracterizadas como de prioridade “intermediária”, nível 3. Conforme o governo do Estado, são “escolas com necessidades graves e complementares, como elétrica, obras paralisadas e hidráulica”. São quase 1,9 mil escolas no Rio Grande do Sul nesta situação, atualmente.

Para o diretor geral Paulo Burmann, ações emergenciais serão desenvolvidas nas próximas semanas, para adequar as edificações para utilização.

“Os problemas nos prédios das escolas estaduais são históricos, e fizemos emergencialmente um diagnóstico de prioridades. Em São Sepé, ficamos felizes em poder contar com a parceria da Prefeitura, que há algum tempo já trabalha assumindo espaços que o Governo do Estado não dá conta da manutenção. Agendamos uma vistoria, nas próximas semanas, para visitar as comunidades escolares e definir como a Prefeitura poderá ajudar, seja com obras, cedência de espaço para alunos municipais ou melhor integração com a população, abrindo quadras e pátios nos finais de semana”, disse Burmann.

Foi apresentado pelo prefeito João Luiz o projeto Parque da Théo, inaugurado junto a uma escola municipal do Bairro Tatsch, em que a comunidade está utilizando o prédio como ponto de integração da comunidade.

“As escolas tem que ser extensão da casa das famílias, só assim se busca uma educação integral”, disse João Luiz.

Para Paulo Burmann, que foi reitor da UFSM, a sua participação como diretor geral da Secretaria Estadual da Educação tem como objetivo expandir o ensino em tempo integral.

“O conceito que São Sepé está trabalhando, unindo programas das escolas com a comunidade, objetivando preparar o próximo passo, que é a educação integral em tempo integral, é o sonho de qualquer gestor público. Esses exemplos queremos conhecer”, concluiu Burmann.

A Secretaria Estadual da Educação, através de seus diretores e técnicos, fará visita às escolas estaduais em março, para conversar com pais, gestores e professores.

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