O que é a CP & S Comunicações

Empresa criada, há 15 anos, em Santa Maria, RS, pelo jornalista Claudemir Pereira (Sócio-Diretor) e pela jornalista Sione Gomes e que desenvolve trabalhos para a área de comunicação – tanto em veículos midiáticos (jornal e rádio), quanto em assessoria, consultoria e relações públicas.

Por força da experiência acumulada – ainda que a empresa, em função de outras atividades profissionais (como se verá mais abaixo), por um razoável período esteve sem atividade – a CP & S Comunicações se encontra apta a:

a) Elaboração de propostas gráficas e/ou editoriais para veículos de comunicação impressos, o que pode ser constatado por trabalho realizado junto a O Jornal, de Concórdia, SC, premiado, em 2003, como o melhor projeto gráfico de Santa Catarina, em concurso promovido pela Associação de Jornais do Interior daquele Estado (ADJORI-SC).

b) Prestar serviços de consultoria a empresas e instituições, assessorando na contratação de trabalhos editoriais e promoções, ou na própria elaboração destes. Como os realizados, por exemplo, para a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (1995, organização da Feira Industrial de Santa Maria/Feisma) ou para o Park Hotel Morotin (antes e após a sua inauguração, em 2000/2001).

c) Prestação de serviços especiais para veículos de comunicação, notadamente impressos. Exemplo é a publicação, pelo jornal A Razão do suplemento especial Calçadão 25 Anos, integralmente produzido e editado pela empresa.

d) Gestão de Empresas de Comunicação e criação de projetos específicos para Assessoria de Comunicação – públicas ou privadas.

e) Desenvolvimento de estudos de Relações Públicas para aplicação interna e/ou externa das organizações públicas ou privadas.

f) Desenvolvimento de serviços especializados em Comunicação Social, especialmente em assessoria de imprensa, rádio, jornal e relações públicas.

g) Seleção de profissionais especializados para serviços de Comunicação Social, notadamente Jornalistas e/ou Relações Públicas.

QUEM SÃO SEUS INTEGRANTES
A CP & S Comunicações tem um Diretor-Gerente e duas Diretoras Associadas:

Claudemir Pereira (Sócio-Diretor): tem 50 anos e é formado em Jornalismo pela UFSM desde 1983 – tem, também, três anos concluídos no curso de Direito/UFSM e um no de Administração, da Universidade de Caxias do Sul. Exerceu, até setembro/2003, as funções de Editor-Chefe no jornal A Razão -, onde ainda mantém coluna especializada em notas e informações políticas e econômicas. No mesmo veículo, desempenhou, com poucos intervalos, nos últimos 26 anos, as funções de chefe de reportagem, repórter e colunista. É, no momento, comentarista político da Rádio Antena 1 Santa Maria, onde também ancora o programa diário Sala de Debate. Também é o autor do projeto editorial-gráfico implantado por O Jornal, de Concórdia/SC, em 2001 e em vigor, com pequenas adaptações, até hoje. Esse trabalho específico foi premiado, no final de 2003, pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, como o “melhor projeto gráfico” daquele Estado.
Como jornalista, igualmente atuou, entre outros veículos, na Rádio Imembuí, de Santa Maria (por 10 anos, como repórter, apresentador e comentarista), e no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul (por dois anos, entre 1991/93, como Secretário de Redação e Editor-Chefe). Também desempenhou funções na área de Assessoria de Imprensa, tendo sido o primeiro editor responsável de jornais de instituições como a Cacism, Ajesm e Ascon-SM, todas elas entidades empresariais de Santa Maria, RS. Ocupou, por cinco meses, em 1995, a chefia da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Na área administrativa, Claudemir Pereira exerceu pelo menos duas tarefas relevantes: foi gerente geral da Rádio Imembuí de Santa Maria, RS, em 1994. Antes, foi secretário executivo da Festa da Uva, em Caxias do Sul, RS, entre julho de 1993 a março de 1994.
É autor dos livros “E esse futuro que não chega (ou como se comportam os que detêm algum poder em Santa Maria)”, lançado em abril de 2003, e A Batalha de Outubro, sobre o episódio eleitoral de 2004, e lançado em junho do mesmo ano.

Sione Gomes (Diretora Associada). Tem 40 anos e é jornalista há 15 anos, formada pela UFSM. Nesse período, atuou, entre outros veículos, nos jornais NH (Novo Hamburgo), Jornal do Comércio (Porto Alegre) e Jornal de Santa Catarina (Blumenau/SC) e, mais recentemente, como Editora de Cultura do jornal Diário de Santa Maria – onde ainda escreve uma crônica semanal, às quintas-feiras.
Suas primeiras atividades profissionais se deram na CP & S Comunicações, da qual é fundadora e que, à época, coordenou vários projetos, entre eles um veículo institucional impresso da tradicional Casas Eny, de Santa Maria.
Atualmente, além de diretora associada da CP & S, é debatedora de dois programas da rádio Antena 1 (Sala de Debate e Jogo de Cintura), e, na área acadêmica, com o título de Mestra em Literatura, é professora no curso de Jornalismo da Unifra.

Fabiana da Costa Pereira (Diretora Associada). Tem 36 anos e é formada em Relações Públicas, há 11 anos, pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada da empresa, é Coordenadora Executiva da Feisma. Até o final de janeiro de 2005, atuava como agente de produção e execução de eventos, especialmente com projetos criados para a Lei de Incentivo à Cultura, na Cida Assessoria.
Antes, exerceu as funções de Gerente de Marketing do Santa Maria Shopping, empreendimento com mais de 50 lojas. Da mesma forma, iniciou sua carreira como Agente de Cultura do Serviço Social do Comércio, em Santa Maria. Por mais de três anos, entre dezembro/98 e fevereiro/2002, desenvolveu, no SESC/SM, atividades de planejamento e coordenação de eventos culturais, além de ter prestado, na instituição, serviços de assessoria de RP.